Higiene Ocupacional: você nunca vai saber de tudo! 

Higiene Ocupacional

No ramo da Higiene Ocupacional, muitos profissionais se frustram ao se deparar com um novo processo, ou um processo ainda desconhecido, pensando que já deveriam conhecer todos os riscos apenas pelo nome das atividades. No entanto, na Higiene Ocupacional, uma coisa é certa: você nunca vai saber de tudo! 
 
Acompanhe este artigo! 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

A falsa impressão de que existem figurões na Higiene Ocupacional que de tudo sabem, gera um sentimento de frustração em profissionais que não sabem responder perguntas como:  

  • Quais são os principais riscos em processos de solda? 
  • Quais são os principais riscos em processos de mineração? 
  • Quais são os principais riscos em processos de pintura eletrostática? 
  • Quais são os principais riscos em postos de combustíveis? 
  • Quais são os principais riscos em… e por aí vai.  

Se você não sabe responder a uma ou a todas as perguntas, não se desespere, que bom que não sabe! Saber responder a essas perguntas não te leva para o próximo nível.  

A primeira coisa que deve ser ponderada é que o mesmo processo, pode ter riscos completamente diferentes. Isso é de extrema importância. O tipo e o grau de risco variam de acordo com vários fatores, como: temperatura, umidade, tempo de exposição, composição dos produtos… Então, mesmo que você tenha uma ideia geral do que esperar em um processo de mineração, nada substitui o reconhecimento de riscos do ambiente de trabalho. 

O que realmente é preciso saber na Higiene Ocupacional? 

Uma vez reconhecido que ninguém sabe de tudo, o que você precisa entender para ser um Higienista Ocupacional de destaque, é o caminho para poder reconhecer e avaliar diversos riscos nos ambientes de trabalho. Isso sim, te leva para o próximo nível e te faz ser um profissional independente que pode “caminhar com as próprias pernas”. 

Qual o caminho para independência do Higienista Ocupacional? 

Geralmente, temos dois perfis de Higienistas Ocupacionais no mercado. Aquele que está dentro das indústrias, e compõe o time de determinada empresa, e aqueles que são consultores e enfrentam os mais diferentes cenários todos os dias.  

Para o primeiro grupo, o principal objetivo é o de que conhecer a fundo os processos da empresa em que é atuante, se tornando um especialista do segmento. Não há profissional melhor no mercado do que você para entender dos riscos da sua empresa. Para os consultores, o cenário é mais desafiador, você precisa abrir seu horizonte para diferentes tipos de processo uma vez que as demandas possuem grande variedade.  

Ninguém sabe de tudo, mas sempre tem alguém que sabe de alguma coisa 

É sempre importante lembrar que o conceito de Higiene Ocupacional, classifica essa área como ciência e arte… Como ciência, temos que considerar que existe muito conhecimento já construído nessa área. E como bem citou Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”, para fazer Higiene Ocupacional de diferentes processos, também precisamos nos apoiar em “ombros de gigantes”.  

Talvez você não tenha o perfil de Higienista Ocupacional pesquisador, assim como a maioria das pessoas não têm. Mas é importante saber utilizar do conhecimento produzido por esses, para aplicar a Higiene Ocupacional no dia a dia. E não nos faltam gigantes na área da Higiene Ocupacional, para que possamos nos apoiar. Por exemplo: NIOSH, OSHA, FUNDACENTRO, diversos livros publicados, artigos e revistas científicas. É papel do Higienista colocar em prática o conhecimento desenvolvido por outros profissionais, órgãos e agencias. 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui

Por: HO Fácil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

26 de maio

Primeiros Passos na Identificação de Reações de Agentes Químicos