5 Benefícios de Trabalhar com um Higienista Ocupacional

Toda organização quer tornar a segurança uma prioridade. Em alguns casos até estabelecem metas incrivelmente ambiciosas, como reduzir as taxas de incidentes a zero. Contudo, em ambientes industriais, assegurar uma segurança plena e ininterrupta é um desafio considerável. A colaboração com higienistas ocupacionais facilita esse processo, proporcionando aos empregadores ferramentas essenciais para tornar seus locais de trabalho tão seguros quanto possível.  

Acompanhe este artigo!  

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!        

Todos os dias temos conteúdo novo e gratuito sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado para a área. Aproveite e siga meu perfil no Instagram @leandromagalhaes_oficial para ficar por dentro de tudo!  

 

Os Benefícios do Higienista Ocupacional

 

O higienista ocupacional é uma adição benéfica a qualquer local de trabalho porque adota uma abordagem científica para a saúde e segurança. Leva em conta vários fatores que contribuem para condições perigosas e é eficaz na redução de riscos.   

Em todas as indústrias e empresas, independentemente do tamanho, a segurança é uma preocupação constante. Os riscos de exposição e lesões são sempre presentes no ambiente de trabalho. Trabalhar com um higienista ocupacional é uma estratégia eficaz para minimizar esses riscos.   

Estes são alguns dos principais benefícios que resultam dessa estratégia: 

  

1) Aumento da Produtividade 

A produtividade do trabalhador é influenciada tanto pelo ambiente quanto pelas condições de trabalho. Ambientes de trabalho inseguros ou insalubres podem levar a estresse, ansiedade e fadiga, enquanto locais seguros e bem mantidos aumentam o moral e reduzem o estresse. Medidas de higiene ocupacional não só melhoram o bem-estar geral dos funcionários, mas também previnem doenças e condições musculoesqueléticas, resultando em uma força de trabalho mais focada e eficiente. 

  

2) Redução de Custos com Saúde 

Gerenciar um negócio em um setor de alto risco envolve enfrentar altos custos de saúde devido a doenças e lesões dos funcionários, especialmente em funções que exigem trabalho físico intenso. Esses custos são agravados pelo aumento de impostos e despesas de saúde. Contudo, investir em higiene ocupacional leva a instalações mais seguras e, consequentemente, a menores custos de saúde no curto e longo prazo. 

  

3) Redução do Absenteísmo 

O absenteísmo, que é a tendência de faltar ou sair mais cedo do trabalho, pode ser causado por fatores externos, como problemas de saúde ou responsabilidades familiares, e por condições de trabalho inadequadas, como doenças ocupacionais e estresse. Melhorar as condições de trabalho através da higiene ocupacional pode reduzir o absenteísmo ao tornar o ambiente de trabalho mais saudável e menos estressante. 

  

4)Manutenção de um Nível Mais Alto de Profissionalismo 

Manter um local de trabalho seguro é crucial para a responsabilidade social corporativa e é altamente valorizado por stakeholders, parceiros e clientes. Esta prática não só reforça a imagem profissional da empresa, mas também oferece uma vantagem competitiva e fortalece relações profissionais. 

  

5) Menor Rotatividade, Custos de Integração e Treinamento 

Os custos de substituição de funcionários devido a doenças e lesões ocupacionais incluem despesas adicionais com recrutamento, avaliação, entrevistas, integração e treinamento de novos colaboradores. Além disso, o tempo necessário para que novos funcionários se adaptem às suas tarefas e ao ambiente de trabalho afeta a produtividade.   

Esses custos de substituição podem aumentar significativamente para posições que exigem habilidades especializadas ou certificações, devido à busca mais intensiva de emprego e ao treinamento mais complexo. Contudo, práticas efetivas de higiene ocupacional diminuem a necessidade de substituir funcionários, resultando em economias de custos a longo prazo. 

 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

  

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui. 

Por: Leandro Magalhães

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

16 de junho

Gestão Eficaz em SST: Deixe o Trabalho Técnico para Trás