O que é Higiene Ocupacional e como aplicá-la

Higiene Ocupacional

O que é Higiene Ocupacional e como aplicá-la 

Apesar da maioria dos profissionais de SST saberem o que é Higiene Ocupacional, a cada dia que passa eu continuo encontrando profissionais que possuem um conceito equivocado sobre a HO. E isso costuma levar a falsa impressão de que a Higiene Ocupacional não funciona e que a área é desvalorizada. Mas para aplicá-la de forma eficaz, é necessário compreender a essência da Higiene Ocupacional. 

 
Acompanhe este artigo! 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

O conceito equivocado de Higiene Ocupacional 

Na formação tradicional de técnicos, tecnólogos e graduados na área de segurança do trabalho, pouco se fala sobre a Higiene Ocupacional. E ao saírem para o mercado de trabalho, esses profissionais se deparam com a dificuldade de aplicá-la na prática.  

De certa forma, eu também passei por isso lá no início quando eu era formado apenas em química. Na minha visão, eu precisaria fazer uma pós-graduação em Higiene Ocupacional para que eu conseguisse dominar esse assunto. Mas ao final, o meu entendimento ainda era restrito a fazer medições de agentes químicos. 

Tudo mudou quando eu fui para os Estados Unidos e entrei no campo de batalha. Comecei a atuar com Higienistas Ocupacionais que me mostraram que a HO ia muito além do que eu imaginava até então. E que eu precisaria aplicá-la em seu conceito fundamental. 

A Higiene Ocupacional 

Segundo a ABHO, Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais, a Higiene Ocupacional é a ciência e a arte do gerenciamento das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos por meio de ações de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle. 

Higiene Ocupacional não é sobre fazer medições. E muitas vezes, nem precisa fazer medições para aplicar a Higiene Ocupacional. É possível gerenciar riscos sem custo algum com avaliações por meio da etapa de antecipação. 

Nas fases de implementação/mudança de projeto ou de aquisição de novos produtos, é possível prever potenciais riscos e já atuar mitigando a possibilidade de ocorrência do risco. 

Apenas quando o risco não foi antecipado, deve-se proceder com o reconhecimento de riscos. Aqui deve-se elaborar um inventário de riscos químicos e fazer uma Análise Preliminar de Riscos. Sendo válido utilizar o seu julgamento profissional na tomada de decisão. 

A etapa de avaliação quantitativa de riscos deve ser realizada apenas quando há dúvida sobre a intensidade dos riscos. Previamente, uma boa avaliação qualitativa já dá evidências da magnitude do risco e pode já indicar a necessidade de ações de controle. 

Por fim, sempre que necessário, os riscos devem ser controlados. A fim de que os trabalhadores não fiquem expostos a condições que podem prejudicar a sua saúde. Nunca finalize um trabalho sem garantir que os riscos estejam controlados. 

Por que aplicar a Higiene Ocupacional? 

Aplicar a Higiene Ocupacional traz retorno financeiro para as empresas. Um Higienista consegue atuar diretamente na redução de custos favorecendo o lucro da empresa. E de forma mais abstrata na produtividade dos trabalhadores. A partir disso, é possível gerar valor ao empresário e ter o seu trabalho mais reconhecido e bem remunerado. 

Leandro Magalhães 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui

Por: HO Fácil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

9 de setembro

5 Hábitos Essenciais para o Sucesso do Empresário de SST