Organoclorados e organofosforados na SST

Definindo um organoclorados e organofosforados para o anexo 13 da NR-15 

Já se deparou com os nomes organoclorados e organofosforados no anexo 13 da NR-15 e ficou sem saber o que fazer? Calma, vamos te ajudar nessa, acompanhe o artigo!   

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas lives sobre o que há de mais novo e mais moderno em Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo e convidados especiais. Aproveite e se inscreva para a nossa live da próxima semana,  clique aqui e garanta a sua vaga!    

Quando se pensa no conceito de organoclorados e organofosforados para segurança do trabalho, preocupa-se única e exclusivamente com os enquadramentos qualitativos propostos pelo anexo 13 da NR15, tratando de insalubridade. Entender qual é a “classe” de um agrotóxico ou defensivo agrícola traz pouca ou nenhuma informação relevante sobre ele quando estamos pensando em HO e trabalhos preventivos para saúde ocupacional.  

Ao longo dos anos o entendimento a cerca destes compostos vem sendo negligenciado por grande parte dos profissionais de segurança do trabalho. Existem interesses políticos e econômicos por trás da interpretação destes conceitos, já que estes nomes trazem grande carga negativa, associada a toxicidade, e produtores não querem manchar a imagem de seus produtos.

O que a química tem a dizer? 

Um composto organofosforado ou simplesmente um organofosforado é um composto orgânico que contém ligações carbono-fósforo. Um organoclorado, por sua vez, traz o cloro no lugar do fósforo. Simples, né? Vamos a alguns exemplos. 

Na Figura 1 temos o conhecido glifosato. Na área destacada, podemos ver claramente a ligação carbono-fósforo (C-P) que o configura como um organofosforado. 

 

Figura 1 – Fórmula estrutural do Glifosato.

Neste segundo exemplo, podemos observar as ligações carbono-cloro, características dos compostos organoclorados.

Figura 2 – Fórmula estrutural do DDT. 

 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Por: Redator Analytics Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

12 de agosto

NÃO COMETA ESSES 3 ERROS USANDO O ANEXO 13 DA NR15