Branco de Campo: 3 Respostas Matadoras

branco de campo

Branco de Campo: 3 Respostas Matadoras 

 

Você que é um Higienista Ocupacional e quer dominar os agentes químicos para se destacar nesta área, precisa entender o que é o branco de campo. No artigo de hoje vamos responder as perguntas mais comuns sobre este assunto: Para que serve o branco de campo? Branco de campo é obrigatório? Como utilizar o branco de campo? Confira estas e outras respostas. 

 

Acompanhe este artigo! 

 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

 

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

 

O que é um branco de campo? 

O branco de campo é uma amostra de controle de qualidade do Higienista Ocupacional. Uma amostra em que se espera que não tenha a presença de nenhum agente e que será um indicador de falha em seu processo.  

 

Durante o manuseio e envio das amostras até o laboratório, o material pode estar sujeito a contaminação e o resultado do branco de campo é quem vai lhe dizer se isto aconteceu ou não.  

 

Como em nenhum momento se passa ar ativamente no branco de campo. Se durante a análise, for encontrada quantidade significativa do agente na amostra de branco de campo, seu lote de amostras pode ter sido contaminado comprometendo a confiabilidade de todos os resultados. Por outro lado, se você não utiliza branco de campo, você nunca saberá se houve contaminação no processo. 

 

Como utilizar o branco de campo? 

O Branco de campo deve ser tratado e estar sujeito as mesmas condições e operações das demais amostras, exceto pelo fato de que o branco de campo jamais deve ser utilizado para coleta dos agentes químicos ativamente. 

 

Em outras palavras, durante a preparação da sua amostragem, se você quebrou as pontas de seu tubo, quebre as pontas do branco de campo e o deixe em repouso próximo de onde você está fazendo a preparação.  

 

A partir do momento que começar a amostragem, lacre o branco de campo e o guarde junto das demais amostras. O mesmo vale para amostragem com cassetes. Depois de finalizada toda a amostragem, o branco de campo deve ser enviado ao laboratório junto das demais amostras. 

 

Branco de campo é obrigatório? 

Esta é uma das perguntas mais comuns quando o assunto é branco de campo, e a resposta é simples. A utilização de branco de campo não é obrigatória. Nenhum laboratório deixará de analisar suas amostras por falta de branco de campo. No entanto, a utilização é uma boa prática de Higiene Ocupacional, assim é recomendado que todo Higienista Ocupacional ao amostrar agentes químicos faça brancos de campo para comprovar que não houveram erros durante o manuseio e transporte das amostras. 

 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=AzUIZ3O3yNM

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui. 

Por: Leandro Magalhães

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional