O resultado do laboratório é responsabilidade do higienista

O resultado do laboratório é responsabilidade do higienista 

 

Escolher um laboratório é uma das tarefas mais importantes para um higienista ocupacional que fará avaliações quantitativas de riscos químicos. Se a escolha for ruim e o resultado der errado, a responsabilidade será totalmente do profissional que irá concluir sobre as exposições.  

 

Acompanhe este artigo! 

 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

 

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

 

Muitas avaliações de agentes químicos para Higiene Ocupacional precisam ser realizadas quantitativamente. E, frequentemente, utilizam-se análises químicas laboratoriais para determinação da concentração dos agentes no ambiente. Assim, os Higienistas Ocupacionais precisam, além de conhecer os métodos de análises disponíveis, contar com o suporte de um laboratório de confiança. 

 

A escolha do laboratório 

escolha de um bom laboratório de análises químicas para higiene ocupacional nem sempre é fácil. Ela precisa ser criteriosa devido a uma série de fatores. Um deles é que a análise é destrutiva, ou seja, não é possível repeti-la na mesma amostra analisada. Assim, não existe contraprova para confirmação da exatidão de um determinado resultado caso seja necessário. 

 

Como mensurar a qualidade de um laboratório 

A partir disso, um critério para mensurar a qualidade de um laboratório é a sua acreditação. O processo de acreditação é realizado por uma instituição que avalia as competências técnicas de um laboratório para o cumprimento da ISO 17.025 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. No Brasil, o órgão competente é o INMETRO e, nos Estados Unidos, a AHIA. 

 

Acreditação de análises químicas 

Um ponto importante a ser observado é que a acreditação não é referente ao laboratório em si. Ela é concedida a cada método de análise do laboratório. Então, ao solicitar uma análise química a um laboratório, deve-se verificar se ele possui acreditação especificamente para o procedimento desejado. Para isso, deve-se consultar o escopo de análises presentes no certificado de acreditação do laboratório. Tal documento pode ser requisitado ao laboratório ou consultado nos sites das respectivas instituições acreditadoras. 

 

A responsabilidade do Higienista Ocupacional 

Finalmente, não é obrigatório por lei a utilização de laboratórios acreditados. Mas é responsabilidade do Higienista Ocupacional todas as conclusões tomadas a partir das análises químicas realizadas. Caso o laboratório cometa um erro em alguma análise, a consequência se refletirá nos laudos e programas assinados pelo Higienista. Sendo assim, a escolha do laboratório precisa ser consciente. 

 

 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui. 

Por: Leandro Magalhães

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional