Porquê amostrar 75% da jornada de trabalho na Higiene Ocupacional

Por quê recomenda-se coletar os agentes químicos em 75% da jornada laboral? O motivo é simples, mas grande parte dos profissionais não o entende. E detalhe: Não é em todas as situações que isso deve ocorrer. 

Quer saber o real motivo de se fazer a amostragem desta forma? 

 

Acompanhe este artigo! 

 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

 

As Normas de Higiene Ocupacional (NHO’s) disponibilizadas pela Fundacentro são importantes fontes de informação para os higienistas ocupacionais. Dentre elas, temos a NHO 08 que dispõe sobre Coleta de Material Particulado Sólido Suspenso no Ar de Ambientes de Trabalho. Particularmente, ela recomenda que “o período total de coleta deverá corresponder a, pelo menos, 70% da jornada diária de trabalho.” Entretanto, isso não é válido a todos os casos. 

 

Limites de exposição ocupacional 

O primeiro passo para determinar o tempo de coleta de um agente químico para fins de higiene ocupacional é compreender o tipo de limite de exposição associado a ele. Atualmente, existem sete tipos de limites de exposição e cada um deles possui sua respectiva forma de coleta. Somente é aplicável, a coleta de pelo menos 70% da jornada diária de trabalho, para os agentes químicos que possuem limite do tipo média ponderada no tempo (TWA). 

 

De onde surgiu os 75% da jornada?

Um estudo estatístico realizado pelo NIOSH, publicado em 1977 e intitulado: Manual de Estratégia de Amostragem, estabelece que a coleta do agente químico seja representativa da jornada de trabalho. Caso se trate de um limite de jornada (TWA), a primeira representatividade a ser atendida é em relação a jornada diária do trabalhador. Logo, o ideal seria coletar o período completo, mas como algumas vezes isso é inviável, o NIOSH recomenda a coleta entre 70 e 80% da jornada diária. 

 

Pode-se coletar por menos tempo? 

Por serem apenas recomendações, pode-se coletar em períodos menores desde que tenhamos processos bem determinados onde seja possível garantir que um perfil de exposição conhecido ao longo do tempo. Não é fácil atender estas condições para agentes químicos, já que a temperatura do ambiente e produtividade oscilam. Além disso, vários processos de trabalho não são completamente pré-estabelecidos e padronizados. 

 

Frequentemente, os métodos de avaliação permitem ou limitam a coleta por períodos bem pequenos, mas isso não deve ser utilizado como base para definição do tempo total de coleta. A partir deles, você deve determinar quantas amostras são necessárias para coletar um tempo representativo para a jornada. Os métodos analíticos possuem limitações técnicas, eles se referem apenas as amostras de cada coletor e não trazem indicações para a amostra global de higiene ocupacional. 

 

Por fim, independente do tempo total que você coletou as amostras, a conclusão sempre se para a jornada completa do trabalhador se o limite for média ponderada no tempo (TWA). Coletar por um tempo não representativo para essa jornada é um grande equívoco que pode gerar uma insegurança jurídica para a empresa e risco à saúde dos trabalhadores. 

 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=Y2rUa6XeQmA

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui. 

Por: Redator Analytics Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional