Você sabe o que é higiene ocupacional?

Você sabe o que é Higiene Ocupacional?  

 

A Higiene Ocupacional é a ciência e arte que visa antecipar, reconhecer, avaliar e controlar as exposições a agentes químicos, físicos ou biológicos que possam colocar em risco a saúde e integridade de colaboradores em seu ambiente de trabalho. Quer saber mais? 

 

Acompanhe este artigo! 

 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

 

Objetivos da Higiene Ocupacional 

 

A Higiene Ocupacional tem como principal objetivo proteger os trabalhadores das exposições a agentes químicos, físicos e biológicos que possam causar danos à saúde e bem estar deles. Ela é dividida em quatro etapas, sendo elas: a antecipação de risco, o reconhecimento de risco, a avaliação de risco e o controle de risco. 

 

A antecipação é feita para identificar riscos potenciais e estabelecer medidas preventivas para que eles não se tornem realidade. Já o reconhecimento de risco é responsável pela identificação dos riscos que estão presentes no ambiente de trabalho. Nesta fase, realiza-se um estudo aprofundado sobre as matérias-primas, produtos e subprodutos, métodos e procedimentos de rotina, processos produtivos, instalações e equipamentos existentes. 

 

Na etapa de avaliação, é dado início a mensuração quantitativa ou qualitativa da intensidade do risco levando em consideração os limites de tolerância estabelecidos por normas de segurança. Por sim, a etapa de controle está associada à minimização ou eliminação dos riscos antecipados e reconhecidos no ambiente de trabalho. 

 

O que são riscos ocupacionais? 

 

Os riscos ocupacionais dizem respeito a possibilidade de ocorrência de danos à saúde dos colaboradores em um ambiente de trabalho. Os riscos ocupacionais são divididos em: riscos físicos, químicos, biológicos, acidentes e ergonômicos. Mas apenas os três primeiros são estudados pela Higiene Ocupacional. 

 

Riscos físicos 

Riscos físicos são aqueles gerados por máquinas ou condições físicas do ambiente de trabalho, como ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade. 

 

Riscos químicos 

Riscos químicos são derivados de substâncias químicas que, em seu estado líquido, sólido ou gasoso, quando absorvidas pelo organismo do colaborador podem comprometer sua saúde.  

 

Riscos biológicos 

Riscos biológicos são aqueles causados por microrganismos capazes de causar doenças devido à contaminação e pela natureza do trabalho. Podemos citar vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos. 

 

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades da sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional. E ainda oferecemos cursos e palestras sobre reconhecimento e avaliação de agentes químicos para higiene ocupacional.Contate-nos e saiba mais! 

Por: Redator Analytics Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional