Riscos de Exposição à Sílica Cristalina na Lixação de Drywall

A sílica cristalina é uma preocupação significativa para todos os profissionais da saúde ocupacional, pois, ao ser inalado, este agente pode causar fibrose pulmonar e até mesmo câncer de pulmão. Na construção civil, a presença da sílica é uma preocupação constante em todo canteiro de obras. No entanto, existe uma atividade específica, em que o risco de exposição à sílica cristalina não tem recebido a devida atenção: a lixação de peças de Drywall.   

Neste artigo, exploraremos mais sobre este tema e os riscos associados.  

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!        

Todos os dias temos conteúdo novo e gratuito sobre temas que vão facilitar a avaliação de agentes ocupacionais, inclusive agentes químicos. Um conteúdo técnico e direcionado para a Higiene Ocupacional. Aproveite e siga meu perfil no Instagram @leandromagalhaes_oficial para ficar por dentro de tudo! 

 

O que é Drywall 

 

Drywall é um sistema de construção a seco que utiliza placas de gesso acartonado fixadas em estruturas metálicas ou de madeira. Este material é amplamente utilizado em construções e reformas devido à sua praticidade, leveza e capacidade de proporcionar um acabamento liso e uniforme. As placas de Drywall são usadas para criar paredes divisórias, forros e revestimentos, oferecendo uma solução eficiente e rápida para diversos tipos de projetos arquitetônicos. Os compostos de Drywall são feitos de diversos ingredientes, como talco, calcita, mica, gesso e sílica. Alguns desses componentes têm sido associados a vários graus de irritação nos olhos, nariz, garganta e trato respiratório. Com o tempo, a inalação da poeira dos compostos do Drywall pode causar irritação persistente na garganta e nas vias aéreas, tosse, produção de catarro, dificuldades respiratórias semelhantes à asma e outros sintomas piores. 

 

A Lixação do Drywall 

  

Uma recente avaliação de riscos à saúde do NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) descobriu que profissionais que lixam Drywall foram expostos a até 10 vezes o limite de exposição permitido (PEL) de 15 mg/m³ para poeira total, definido pela OSHA (Occupational Safety and Health Administration). O limite da OSHA para poeira respirável (5 mg/m³), que são partículas muito pequenas capazes de penetrar profundamente nos pulmões, também foi excedido. 

 

Os avaliadores observaram funcionários em pé em andaimes para lixar manualmente as seções mais altas do Drywall, enquanto seus colegas de trabalho ficavam diretamente abaixo deles para lixar manualmente as seções mais baixas da mesma superfície, expondo até mesmo aqueles que não estavam realizando a lixação. 

  

Foi reportado através dessas avaliações, que é comum trabalhadores envolvidos no lixamento de Drywall não serem obrigados a usar respiradores durante as atividades de lixamento, e, quando solicitados o uso, usarem de forma incorreta. 

Recomendações

 

Assim, o NIOSH aconselha as empresas de acabamento de Drywall a ajustar as práticas de trabalho para manter a exposição dos funcionários abaixo dos limites de exposição da OSHA. Isso pode ser alcançado por meio de medidas administrativas, como o posicionamento adequado dos profissionais, além da utilização de equipamentos de proteção individual até que se comprove que a exposição está abaixo dos limites de tolerância. 

O relatório recomenda que, para evitar que os trabalhadores sacudam o pó das roupas no final do turno, o empregador forneça um aspirador equipado com filtro HEPA para limpar as roupas empoeiradas. A empresa também deve fornecer orientações mais claras aos funcionários sobre o uso da lixadeira elétrica de Drywall, incluindo a necessidade de equipar o aspirador com um saco descartável que deve ser trocado regularmente. 

 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais!   

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo:

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui.

Por: Leandro Magalhães

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

7 de julho

Riscos de Exposição à Sílica Cristalina na Lixação de Drywall

ESPERA AÍ!
EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer acessar aulas gratuitas para saber como ter o reconhecimento e as ferramentas necessárias para ter mais segurança na hora de fazer qualquer avaliação de agentes químicos e ainda aumentar sua renda?

Pois é exatamente isso que eu vou entregar entre os dias 16 e 22 de outubro, sempre às 20h, no HO Fora da Curva.

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo:

ANTES DE FECHAR A PÁGINA...

EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer conhecer o caminho para dominar os agentes químicos, se tornar uma referência na sua região e aumentar sua renda em 50%? 

Pois é exatamente isso que eu vou te entregar em 4 aulas gratuitas entre os dias 23 e 28 de julho, sempre às 20h, no Higienista Ocupacional Fora da Curva. 

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo: