PNOS, o que é e como você deve utilizar 

Partículas não especificadas de outra maneira, falando assim até parece complicado, mas PNOS é mais simples do que parece, mas você deve ficar atento a alguns detalhes. 

Acompanhe este artigo! 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana, clique aqui  e garanta a sua vaga! 

O que é PNOS? 

O PNOS é uma sigla que significa partículas não especificadas de outra maneira, essa outra maneira se refere aos limites dos agentes químicos na ACGIH. Na ACGIH há limite para diversos agentes, porém, nem todos são enquadrados, mas ainda podem trazer riscos aos trabalhadores, e é aí que entra o PNOS. 

Para que possa ter o enquadramento, existem algumas regras: 

 
– Substâncias que não têm nenhum outro TLV aplicável; 

– Insolúveis ou fracamente solúveis em água e nos fluidos corpóreos; 

– Possuem baixa toxicidade (ex. não são, citotóxicas, genotóxicas ou quimicamente reativas com o tecido pulmonar, não são ionizantes, não causam imuno sensibilização ou outros efeitos tóxicos que não sejam de inflamação ou de sobrecarga pulmonar). 

O limite PNOS 

A ACGIH acredita que as partículas insolúveis, ou de baixa solubilidade, mesmo que biologicamente inertes, podem causar efeitos adversos e recomenda que as concentrações ambientas sejam mantidas abaixo de 3 mg/m3, para partículas respiráveis, e de 10 mg/m3, para partículas inaláveis, até que seja estabelecido um limite de exposição específico. 

Ficando atento a dois pontos, é necessário que os resultados de uma amostra de PNOS esteja abaixo de ambos os limites, e não um ou o outro. Além disso, antigamente os limites para comparação eram na fração respirável e total, mas houve alteração da fração total para inalável. 

Limite para Poeira? 

É muito comum utilizar o limite de PNOS apenas para poeiras, mas esse limite não é específico assim, também é possível enquadrar com PNOS partículas na forma líquida quando dispersas no ar formando névoas. 

Exemplos de líquido que podem enquadrar como PNOS são os óleos sintéticos insolúveis, que se aplicados sob pressão podem ficar dispersos no ar. 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Quer saber mais ainda sobre o método? Entre no link abaixo, onde você terá acesso a uma aula gratuita e todas as informações para começar hoje mesmo o método: 

Acessar aula gratuita

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui

Por: Leandro Magalhães

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

26 de maio

Primeiros Passos na Identificação de Reações de Agentes Químicos