Como entender a ACGIH e encontrar os limites de tolerância?

O que é ACGIH? Como localizar um agente químico no seu livreto? Aprenda a interpretar o livreto e entenda os limites de tolerância. É muito comum não se encontrar o nome de um determinado agente químico e isso pode comprometer todo seu trabalho e causar vários agravos. 

Para saber mais acompanhe este artigo!  

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!    

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas lives sobre o que há de mais novo e mais moderno em Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo e convidados especiais. Aproveite e se inscreva para a nossa live da próxima semana,  clique aqui e garanta a sua vaga!   

O que é a ACGIH? 

A ACGIH é a conferência americana governamental de higienistas industriais que realiza diversos estudos, sendo referência internacional na área. O grupo publica anualmente um livreto com os limites de tolerância atualizados para os agentes químicos, físicos e biológicos. Tais limites de tolerância podem ser do tipo TWA, STEL, TETO, pico, limites de superfície ou limites para mistura. Sendo que, atualmente no livreto constam quase 700 substâncias com limite de exposição ocupacional estabelecido. 

Para interpretarmos as informações relacionadas a agentes químicos, é necessário primeiramente compreender a estrutura da tabela de limites de exposição. Na primeira coluna, tem-se o nome da substância química com o seu respectivo número CAS e o ano de publicação do limite. Na segunda e terceira coluna, tem-se o limite TWA e STEL. Na quarta coluna, têm-se as notações relevantes para cada agente. Na quinta, a massa molecular e por fim, a base do TLV. 

A maneira mais simples de se localizar um agente químico no livreto da ACGIH é pelo nome da substância, já que estão classificados por ordem alfabética. Entretanto, devido aos diversos sinônimos que um composto pode possuir, procurar pelo número CAS pode ser uma forma mais eficiente e assertiva. Basta localizar o CAS no índice geral no final do livreto, identificar o nome da substância associado a ele e, em seguida, buscar na tabela por este nome. 

Legislação brasileira 

Para elaboração de PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais também se faz necessário consultar os limites de tolerância ocupacional adotados pela ACGIH conforme dita a Norma Regulamentadora 9. 

A NR-9 prevê, entre outras coisas, que “deverão ser adotadas as medidas necessárias suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais (…) quando os resultados das avaliações quantitativas da exposição dos trabalhadores excederem os valores dos limites previstos na NR-15 ou, na ausência destes os valores limites de exposição ocupacional adotados pela ACGIH – American Conference of Governmental Industrial Higyenists, ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critérios técnico-legais estabelecidos.” 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Por: Jussara

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

12 de agosto

NÃO COMETA ESSES 3 ERROS USANDO O ANEXO 13 DA NR15