Limite Teto na NR15 – Tudo que você precisa saber

Neste artigo você poderá compreender um pouco mais sobre as vertentes do Limite Teto na NR 15. Falaremos sobre o que é valor máximo e valor teto.

Acompanhe este artigo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Limite Teto

Limite teto é aquele valor que em nenhum momento da jornada de trabalho pode ser ultrapassado, ou seja, durante as oito horas de trabalho em nenhum momento a exposição do trabalhador pode estar acima do valor teto, estando abaixo a exposição está controlada.

Assim como ocorre com a marcação “absorção também pela pele”, o valor teto na NR-15 anexo 11 é simbolizado na coluna correspondente, com o símbolo +.

A ACGIH estabelece o limite  TETO para toda substância que causa irritação física, pois efeitos como esse não são menos obrigatórios que os demais baseados em danos físicos.

Para a amostragem deste agente deve ser utilizado métodos de amostragem instantânea, caso não seja possível é recomendado amostrar o menor tempo possível para detectar a substância acima do limite de exposição.. 

A NR 15 no anexo 11 item 6 diz que:

A avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita pelo menos em 10 (dez) amostragens, para cada ponto – ao nível respiratório do trabalhador. Entre cada uma das amostragens deverá haver um intervalo de, no mínimo, 20 (vinte) minutos.

Segundo a NR15 deve haver pelo menos 10 amostragens com o espaçamento de 20 minutos. Para substâncias com limite teto, devem ser selecionados 10 tubos colorimétricos com espaçamento de 20 minutos em momentos críticos da jornada de trabalho.

O Limite Teto não pode ser ultrapassado em nenhum momento da jornada.

Para os agentes químicos que tenham “VALOR TETO” será considerado excedido o limite de tolerância, quando qualquer uma das concentrações obtidas nas amostragens ultrapassar os valores fixados no quadro.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Limite Teto na NR15 – Tudo que você precisa saber

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=U_0qPqDPybo[/embedyt]

Por: HO Fácil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional