Utilizo o limite STEL ou TWA?

Utilizo o  limite STEL ou TWA? Essa é uma das principais dúvidas que a Analytics recebe pelo WhatsApp. 

Acompanhe o artigo completo!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

STEL OU TWA?

Uma substância com limite TWA e STEL na ACGIH deve estar pautada nestes dois limites, ou seja, as duas análises devem ser feitas já que se trata de limites completamentes diferentes. O Limite TWA verifica os efeitos crônicos à exposição das substâncias analisadas, enquanto o Limite STEL verifica exposições de curta duração às substâncias. O Limite TWA é complementar ao STEL, somente diferencia-se a forma de coleta.

TWA

É a concentração média ponderada no tempo para uma jornada completa de 8 horas diárias ou 40 horas semanais, à qual os trabalhadores podem se expor sem apresentar efeitos adversos à saúde durante a vida de trabalho.

O cálculo da exposição média ponderada pelo tempo é o artifício mais recomendado para determinar a exposição média de uma jornada completa por trazer maior certeza na determinação das concentrações do agente. O TWA não pode ser ultrapassado ao fim da jornada.

STEL

É um limite de exposição média ponderada em 15 minutos que não deve ser ultrapassado em nenhum momento da jornada de trabalho. O limite de exposição STEL complementa o TWA e as exposições que ocorrem entre o TWA e o STEL não podem durar mais do que 15 minutos, repetir 4 vezes durante a jornada e deve ter um espaçamento de 60 minutos entre as exposições.São utilizados para substâncias com efeitos agudos reconhecidos.

Não trata-se de uma escolha! Se um agente possui limite TWA e STEL na ACGIH, as duas situações devem ser avaliadas.

Agora que você sabe mais sobre as estratégias de amostragem, conheça 4 estratégias de amostragem para avaliação de agentes químicos.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Utilizo o limite STEL ou TWA?

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=u8_fP7y9jMo[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional