Óleo Mineral, perigo ou risco para higiene ocupacional?

óleo mineral

O óleo mineral é um agente químico previsto tanto na NR-15 quanto no livreto da ACGIH, mas um erro comum é o higienista não saber se ele configura um risco ou um perigo de exposição para higiene ocupacional.  

Quer aprender mais sobre isso? Acompanhe este artigo! 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

Óleo mineral 

O óleo mineral é um derivado da destilação do petróleo e trata-se de uma mistura de hidrocarbonetos. Quando o óleo mineral não passa por um processo de purificação, ele pode conter diversas substâncias cancerígenas. No entanto, atualmente, a purificação do óleo mineral já está bem difundida e é possível obter um produto altamente refinado e livre dessas substâncias tóxicas. 

Óleo mineral e NR-15 

Para começo de conversa, quando falamos em óleo mineral, os profissionais de segurança já costumam associá-lo ao Anexo 13 da NR-15. E logo já podem pensar que se tem óleo mineral presente no ambiente de trabalho, pode-se ensejar o adicional de insalubridade. Porém, não podemos nos esquecer do que está por trás deste pagamento. 

Precisamos ressignificar o pagamento do adicional de insalubridade. Ele não se trata de um benefício para o trabalhador. Na verdade, trata-se de uma multa que as empresas pagam, e de certa forma, conferindo a elas o direito de adoecer seus colaboradores. É uma multa que deve ser paga devido ao descumprimento de um acordo: o de proteger a saúde do trabalhador. 

Como profissionais de SST, devemos entender que o pagamento do adicional de insalubridade não é uma medida favorável a prevenção de doenças. E o seu valor não é capaz de remediar a possibilidade de ocorrência de uma doença ocupacional. 

Afinal, o óleo mineral configura um perigo ou risco? 

Vamos aos conceitos: O perigo é configurado simplesmente pela presença de uma fonte potencial de exposição ocupacional. Já o risco é definido pela relação entre a probabilidade de exposição e a toxicidade do agente. 

Em condições normais de temperatura e pressão, o óleo mineral trata-se de um líquido com baixa tendência a se vaporizar. Logo, o simples manuseio deste produto não configura um risco ocupacional e sim o perigo. 

Por outro lado, ao utilizarmos o óleo mineral de maneira em que sejam gerados aerodispersóides como névoas em aplicações com spray. Ou então, vapores de óleo mineral devido ao aquecimento. Ai sim, o risco é configurado. 

Óleo mineral e Higiene Ocupacional 

Sabendo que a Higiene Ocupacional é a ciência e arte do gerenciamento dos riscos químicos, físicos e biológicos no ambiente de trabalho. E que o Higienista Ocupacional é um gestor de riscos. Ao se deparar com a presença de óleo mineral em um ambiente de trabalho, não se limite apenas a realização de medições das exposições ocupacionais. 

Antes de mais nada, é necessário reconhecer se de fato existe uma situação de risco. Se existe uma exposição ocupacional ao óleo mineral e se ela é significativa. 

Um higienista ocupacional precisa ter clareza em três questões: 
1. Entender como as exposições ocupacionais ocorrem 

2. Conhecer as substâncias químicas presentes no ambiente 

3. Dominar os conceitos dos limites de exposição ocupacional 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui

Por: Leandro Magalhães

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

7 de julho

Riscos de Exposição à Sílica Cristalina na Lixação de Drywall

ESPERA AÍ!
EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer acessar aulas gratuitas para saber como ter o reconhecimento e as ferramentas necessárias para ter mais segurança na hora de fazer qualquer avaliação de agentes químicos e ainda aumentar sua renda?

Pois é exatamente isso que eu vou entregar entre os dias 16 e 22 de outubro, sempre às 20h, no HO Fora da Curva.

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo:

ANTES DE FECHAR A PÁGINA...

EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer conhecer o caminho para dominar os agentes químicos, se tornar uma referência na sua região e aumentar sua renda em 50%? 

Pois é exatamente isso que eu vou te entregar em 4 aulas gratuitas entre os dias 23 e 28 de julho, sempre às 20h, no Higienista Ocupacional Fora da Curva. 

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo: