A importância da FISPQ

Neste artigo você irá compreender um pouco mais sobre a importância da FISPQ para elaboração do PPRA, LTCAT, Laudo de Insalubridade e também para o eSocial. A partir da FISPQ que é possível ser feito o reconhecimento de riscos químicos.

Acompanhe o artigo completo!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que é a FISPQ?

FISPQ é uma sigla para identificar a Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos, um documento criado para normalizar dados sobre a propriedade de compostos químicos e misturas. O objetivo é evitar acidentes de trabalho ou até mesmo doméstico.

Veja aqui o passo a passo para elaboração da FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos). Na seção 3 são as substâncias químicas presentes no produto, como o nome comum, número CAS e faixa de concentração.  Já a seção 8 engloba as substâncias que podem ter limite de exposição ocupacional ou não.

E para que serve a FISPQ?

O trabalho do Higienista Ocupacional não deve ser pautado somente na elaboração da FISPQ, deve haver o reconhecimento dos processos, entrevistas e bate papo com as pessoas envolvidas com o ambiente e com os processos. Para o reconhecimento de riscos no ambiente sempre inicie com a FISPQ.

A FISPQ é regulamentada na NR26, e sua empresa deve seguir com os requisitos o GHS, enquanto a elaboração das Fichas de Segurança devem seguir uma norma padrão vigente, de acordo com a ISO 14.725 – item 4.

A classificação de perigo no GHS, exige a avaliação criteriosa sobre as propriedades do produto e seus ingredientes, para se determinar os perigos físico-químicos, e toxicológicos que definem o grau do perigo.

As FISPQS precisam ser bem elaboradas, a utilização de produtos químicos de forma incorreta pode causar diversos tipos de doenças de trabalho e transtornos ao meio ambiente. Portanto, comece o reconhecimento de riscos pela FISPQ. Pressione o fabricante, não seja um higienista ocupacional “preguiçoso”, uma FISPQ bem elaborada é essencial.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: A importância da FISPQ

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=sa7RyZ0f8jo[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional