Exposições ocupacionais ao tolueno, tudo para insalubridade e PGR

Exposições ocupacionais ao tolueno, tudo para insalubridade e PGR 

O tolueno é um dos solventes mais utilizados pela indústria e as exposições ocupacionais a ele podem causar sérios problemas de saúde aos trabalhadores. Mas eu vou te mostrar tudo o que você precisa saber sobre ele. 

Acompanhe este artigo! 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

O tolueno é um dos solventes mais utilizados pela indústria. Se trata de um composto orgânico da classe dos hidrocarbonetos aromáticos. E é obtido através do processo de refino do petróleo. O tolueno está presente na composição de gasolina, solventes de tintas, solventes de borrachas, colas, adesivos, produtos de polimento e de limpeza, indústria de polímeros e produção de TNT. 

Riscos ocupacionais 

Por ser um líquido volátil, podem ser gerados vapores de tolueno mesmo a temperatura ambiente o que pode configurar uma situação de risco ocupacional. Ele não é absorvido significativamente pela pele, sendo sua principal rota de absorção a inalação. Após ser inalado, ele é facilmente distribuído pelo organismo humano. Os principais efeitos na saúde que ele pode ocasionar são depressão do sistema nervoso central, aborto, danos ao sistema reprodutivo feminino, danos a visão e a audição. 

Os efeitos que as exposições ao tolueno causam são efeitos crônicos, ou seja, aqueles que são desenvolvidos ao longo do tempo. Logo o seu único limite de exposição é do tipo média ponderada no tempo. 

Tolueno e Insalubridade 

Apesar de ser um hidrocarboneto aromático, não é correto enquadrar insalubridade devido a exposição a tolueno qualitativamente pelo Anexo 13 da NR-15. Pois, esse agente também está previsto no Anexo 11 da NR-15 e possui limite de exposição. Logo, o enquadramento se dá quantitativamente se a exposição ultrapassar o limite de tolerância. 

Tolueno e Aposentadoria Especial 

O tolueno é um composto de benzeno devido a presença de um anel benzênico em sua fórmula estrutural, conforme a Figura 1 abaixo: 

 

Figura 1: Fórmula estrutural do tolueno. 

Por isso, ele pode ser enquadrado para ensejo da aposentadoria especial por ser um composto tóxico de benzeno. 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui. 

Por: Leandro Magalhães

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional