Antecipação de riscos, a base na gestão da saúde ocupacional

Antecipação de riscos, a base na gestão da saúde ocupacional 

 

No mercado atual de saúde e segurança do trabalho, muitas pessoas estão preocupadas em avaliar e controlar os riscos químicos. No entanto, se você realmente cuida da gestão de saúde ocupacional de empresas, não seria melhor garantir que a exposição a riscos químicos sequer tenha probabilidade de acontecer? Você sabe como fazer isso? Se a resposta é não, precisamos conversar sobre ANTECIPAÇÃO de riscos químicos.  

 

Acompanhe este artigo!  

 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!        

 

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga!  

 

O Conceito de Risco Químico 

 

Já que vamos tratar da antecipação de riscos, o primeiro passo é entender o que é um risco, em especial, um risco químico. O entendimento de risco químico se dá pela ponderação entre os conceitos de exposição e toxicidade. Para que um risco químico seja relevante, deve haver a combinação significativa entre exposição e toxicidade. Podem haver situações com alta exposição a agentes químicos muito tóxicos, alta exposição a agentes químicos pouco tóxicos, baixa exposição a agentes químicos muito tóxicos e baixa exposição a agentes químicos pouco tóxicos. Cabe ao profissional de saúde e segurança fazer a leitura destes ambientes e graduar o risco ocupacional. 

  

Antecipação de Riscos 

 

A arte de antecipar um risco é tida como a primeira etapa da Higiene Ocupacional. A antecipação de riscos tem por objetivo prever os riscos potenciais para a saúde dos trabalhadores e tomar as medidas necessárias para mitigá-los antes que tenham a oportunidade de acontecer.  

Na prática, a antecipação de riscos se inicia nas etapas de planificação e projeto através, por exemplo, da seleção de tecnologias menos agressivas e da inclusão antecipada de medidas de controle. O Higienista Ocupacional é então, peça chave nas etapas de projeto, tendo que aprovar se determinada matéria-prima, processo, produto… pode vir a promover risco ocupacional dentro da empresa.  

 

Antecipando Riscos Químicos 

Ao tratar a antecipação de riscos químicos, podemos utilizar de poderosas ferramentas como: 

 – FISPQ’s: As Fichas de Informação de Segurança dos Produtos Químicos trazem consigo as informações de composição, estado físico e perigos relacionados aos produtos químicos. É a FISPQ que vai munir o Higienista Ocupacional com informações sobre quais agentes químicos estão entrando na empresa. 

– Limites de Exposição Ocupacional: Os limites são parâmetros quantitativos em que se acredita que a maioria das pessoas caso estejam expostas abaixo daquele valor não terão nenhum tipo de adoecimento decorrente de exposição ocupacional. Eles passam uma boa ideia sobre a toxicidade dos agentes químicos. 

 

**Alerta ao setor de compras 

Geralmente os produtos químicos mais baratos, contam com tecnologias menos limpas e de maior toxicidade. Além das especificações mínimas da operação, busque as especificações de segurança. 

 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo:  

https://www.youtube.com/watch?v=vDxeaM_gWXM

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui.  

Por: Leandro Magalhães

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional