Todo profissional de SST deve trabalhar com higiene ocupacional 

Todo profissional de SST deve trabalhar com higiene ocupacional 

Muitos profissionais de segurança do trabalho ainda não exercem a higiene ocupacional no dia a dia das empresas. O que eles não sabem são as oportunidades que existem nesta área.  Veja neste artigo, uma nova visão sobre a HO!  

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

Para ser um Higienista Ocupacional, não é necessário possuir uma formação específica, basta ser capacitado e saber como atuar nessa área. Atualmente, temos químicos, médicos, biólogos, físicos e outros profissionais que trabalham com Higiene Ocupacional. Entretanto, a proporção de higienistas ocupacionais entre os técnicos, tecnólogos e engenheiros de segurança do trabalho ainda é pequena tendo em vista a profunda relação da Higiene Ocupacional com a Segurança do Trabalho. 

Segurança do trabalho e Higiene Ocupacional 

Os profissionais que já atuam com a segurança do trabalho possuem um grande potencial de também exercerem a Higiene Ocupacional dentro das empresas.   Mas a maioria deles ainda estão deixando essa oportunidade na mesa. Em empresas que a segurança do trabalho é requisitada, principalmente para controle de acidentes, há uma alta probabilidade de que os riscos químicos, físicos e biológicos também necessitam de controle. 

Certificação de Higienista Ocupacional pela ABHO 

Ser certificado pela ABHO também não é um requisito obrigatório para atuação como higienista ocupacional. Essa certificação trata-se de uma avaliação pela ABHO de que o profissional possui os conhecimentos mínimos necessários para executar um bom trabalho em Higiene Ocupacional. Sendo assim, você pode atuar com Higiene Ocupacional mesmo não sendo um profissional certificado. 

O mito da Higiene Ocupacional 

Muitos profissionais enxergam a Higiene Ocupacional como apenas a realização de medições das exposições aos agentes. E por isso, reduzem as possibilidades de atuação e entrega de valor a partir do seu trabalho. Higiene Ocupacional trata-se do gerenciamento dos riscos por meio de ações de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle. Com um bom trabalho, é possível reduzir custos e eliminar passivos trabalhistas, além de proteger a saúde dos trabalhadores. O Higienista Ocupacional que atua dessa forma é reconhecido, valorizado e escasso no mercado. 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui. 

Por: Leandro Magalhães

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

12 de agosto

NÃO COMETA ESSES 3 ERROS USANDO O ANEXO 13 DA NR15