Se sua bomba fazer barulho não é garantia de que ela está coletando

Você sabe como identificar se o seu amostrador está funcionando? Se você confia na sua bomba por causa do barulho que ela faz, cuidado isso pode te levar a um grande erro. Acompanhe o artigo e saiba mais!

Não esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Validando a bomba de amostragem

Todo amostrador passivo disponível foi validado e confrontado de sua eficácia em relação aos outros métodos. A NIOSH desenvolveu um protocolo assim como a OSHA também para validação de amostradores passivos, logo há ciência por trás desses dispositivos.

O protocolo requer alguns parâmetros para identificar se realmente o amostrador funciona de forma eficiente:

  1. Qual é a precisão e a acurácia deste amostrador?
  2. Qual o comportamento do amostrador frente a temperatura, umidade e faixa de concentração?
  3. O amostrador cumpre as suas funções com exatidão?

Através do protocolo da NIOSH é possível saber a quantidade extraída na coleta de cada agente, a taxa de ar coletado ou a vazão de amostragem, os efeitos de temperatura, exatidão, precisão, tempo de prateleira, comportamento amostragem de precisão e área, e  a influência do vento neste amostrador.

Todos esses dados são obtidos por meio da comparação estatística. Para saber mais sobre os dados de validação entre em contato com o fabricante ou o laboratório. Solicite uma análise crítica para saber se este amostrador realmente funciona.

Lembre-se de que todo amostrador deve ser operado de acordo com as especificações operacionais do fabricante, e que possuem algumas limitações que podem influenciar diretamente em sua performance.

– Velocidade do vento: não se recomenda o uso em situações em que a velocidade de face seja menor que 0,13 m/s ou alta;

– Concentrações muito altas de contaminantes que interferem na análise: deve-se verificar a especificação do fabricante;

– Áreas com elevada umidade: deve-se verificar a especificação do fabricante;

– Deve-se atentar para o tempo de amostragem e seguir estritamente as recomendações do fabricante.

Nossa acreditação AIHA ISO 17.025:2005 é uma marca de nossa capacidade. Esta acreditação mostra que o laboratório atingiu os padrões de performance exigidos, os quais são baseados em vários critérios. Quando um laboratório é acreditado pela AIHA este se torna parte de um seleto grupo de laboratórios que conseguem provar que um alto nível de performance profissional foi atingido e pode ser mantido.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Você já conhece o nosso Diretório de Análises Químicas para Higiene Ocupacional? Não? Então acesse aqui e confira o nosso catálogo de análises químicas, desenvolvimento de métodos e instruções de amostragem  e outras informações sobre o nosso laboratório.

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Se sua bomba fazer barulho não é garantia de que ela está coletando.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ILnSgi_h2E0[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional