Ouvi dizer que o Amostrador Passivo não funciona, isso é verdade?

Quando for utilizar os amostradores passivos atente-se para algumas premissas na utilização e para o reconhecimento de riscos. Acompanhe o artigo completo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que é um Amostrador Passivo?

É aquele amostrador que você utiliza para coletar os agentes sem a necessidade de bombas. A amostragem é feita através de um “crachá” colocado na zona respiratória do trabalhador. A coleta é realizada através do processo de difusão, envolvendo o movimento do ar através do amostrador.

As premissas

  1. O que você vai monitorar e qual o objetivo deste monitoramento?
  2. Você pode utilizar o amostrador para coletar o que será amostrado?
  3. Este amostrador foi validado para o agente? Verifique estas informações com o fabricante!
  4. Se estiver validado existe uma taxa de amostragem?

Esteja atento às restrições de uso, verifique nos protocolos e nas indicações do fabricante se as condições de amostragem atendem aos critérios que o amostrador foi validado. Se sim, este é um avanço tecnológico, e não uma má utilização da ciência.

Muitas pessoas afirmam que os amostradores passivos não funcionam porque ouviram falar ou até mesmo não tem um conhecimento específico na área, é importante entender como utilizar estes amostradores e os critérios em que eles são validados.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Ouvi dizer que o Amostrador Passivo não funciona, isso é verdade?

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=wvWbKMVXyxE[/embedyt]

Por: HO Fácil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

12 de agosto

NÃO COMETA ESSES 3 ERROS USANDO O ANEXO 13 DA NR15