Quando for utilizar os amostradores passivos atente-se para algumas premissas na utilização e para o reconhecimento de riscos. Acompanhe o artigo completo e saiba mais!
Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!
O que é um Amostrador Passivo?
É aquele amostrador que você utiliza para coletar os agentes sem a necessidade de bombas. A amostragem é feita através de um “crachá” colocado na zona respiratória do trabalhador. A coleta é realizada através do processo de difusão, envolvendo o movimento do ar através do amostrador.
As premissas
- O que você vai monitorar e qual o objetivo deste monitoramento?
- Você pode utilizar o amostrador para coletar o que será amostrado?
- Este amostrador foi validado para o agente? Verifique estas informações com o fabricante!
- Se estiver validado existe uma taxa de amostragem?
Esteja atento às restrições de uso, verifique nos protocolos e nas indicações do fabricante se as condições de amostragem atendem aos critérios que o amostrador foi validado. Se sim, este é um avanço tecnológico, e não uma má utilização da ciência.
Muitas pessoas afirmam que os amostradores passivos não funcionam porque ouviram falar ou até mesmo não tem um conhecimento específico na área, é importante entender como utilizar estes amostradores e os critérios em que eles são validados.
A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora. Contate-nos e saiba mais!
Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Ouvi dizer que o Amostrador Passivo não funciona, isso é verdade?
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=wvWbKMVXyxE[/embedyt]