Amostradores Passivos podem ser utilizados para quais agentes?

Como os amostradores passivos devem ser utilizados e para quais agentes  eles são válidos? Entenda neste artigo como e porquê utilizar o amostrador passivo nas coletas de amostras e para quais agentes ele é necessário. Acompanhe!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Aproveite e aprofunde mais nos nossos conteúdos de Amostragem Passiva. Acesse aqui o nosso artigo sobre as vantagens de utilizar os amostradores passivos nas coletas de amostras e as diferenças deste método para o de amostragem ativa.

O que é um Amostrador Passivo?

É aquele amostrador que você utiliza para coletar os agentes sem a necessidade de bombas. A amostragem é feita através de um “crachá” colocado na zona respiratória do trabalhador. A coleta é realizada através do processo de difusão, envolvendo o movimento do ar através do amostrador.

Para quais agentes o Amostrador Passivo é utilizado?

Um amostrador passivo pode ser utilizado somente para gases e vapores, não funcionando para qualquer outro agente. O mecanismo de funcionamento deste amostrador é por difusão, por isso alguns amostradores passivos também são conhecidos como amostradores por difusão (diffusive samplers). No caso de particulados o ideal é a existência de um meio ativo que succione o ar, por isso a coleta não é feita com amostradores passivos.

Verifique com o laboratório e com os fabricantes dos amostradores se eles possuem os procedimentos validados para estes agentes, com todos os componentes e substâncias que podem ser analisadas. A Analytics dá todo o suporte para os seus clientes com uma lista de todos os gases e vapores que podem ser analisados de acordo com cada amostrador.

Tipos de Amostradores Passivos

Cada tipo de resina de adsorção é feita para um tipo de agente diferente, há amostradores que contém membranas tratadas quimicamente e estes são utilizados para contaminantes como formaldeído, por exemplo.

Existe no mercado diversos tipos de amostradores passivos para amostragem de gases e vapores, os mais utilizados são aqueles contendo uma membrana adsorvente de carvão ativo utilizado para coleta de vapores orgânicos, tais como benzeno, tolueno e xilenos.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Amostradores Passivos servem para quais agentes

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=co5oBW78-6A[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional