O que você precisa saber sobre formas de Exposição às Tintas

Muitas vezes, em um ambiente de trabalho, não há a padronização do tipo de tinta a ser utilizada, os trabalhadores não utilizam o EPI adequado e o tipo de pintura varia muito. Você Higienista Ocupacional deve se atentar e conhecer sobre as formas de Exposição às Tintas.

Acompanhe este artigo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Exposição Ocupacional aos solventes

O solvente é uma substância química ou uma mistura líquida de substâncias químicas com potencialidade de dissolver outro material, e que pode ser de natureza orgânica, principalmente no caso das tintas. 

Os solventes orgânicos geralmente possuem algumas propriedades comuns, como: são compostos líquidos, lipossolúveis, com grande volatilidade, são altamente inflamáveis e possuem efeitos tóxicos. Eles são utilizados na indústria para aplicação de determinados produtos, como pinturas, vernizes, tintas, adesivos, recuperação estrutural, entre outros.

Formas de Exposição

Os tipos de pinturas podem ser divididos em spray e com rolo

No caso da pintura em spray, existem uma série de pigmentos presentes nas tintas, por isso deve haver uma maior preocupação em relação aos minerais que são incorporados ao ar, além dos solventes.

No caso de uma pintura a rolo, as cargas minerais tem menor relevância , tendo em vista que no processo de pintura com rolo não são liberadas partículas que podem ser incorporados ao ar.  Nesse caso, a preocupação principal está relacionada aos solventes.

Verifique as composições das tintas junto ao fabricante, especialmente nos casos de pintura spray. Deve-se saber quais são substâncias de recobrimentos, resinas e isocianatos e os vapores dos solventes. 

Devido a sua volatilidade, os solventes penetram através das vias respiratórias, chegando aos órgãos. Também podem entrar em contato com as mãos do trabalhador ou através de suas roupas e assim, penetrar através da pele. 

Medidas de controle possíveis

Deve haver a substituição de um solvente por outro menos tóxico, com aplicação semelhante. No mercado já encontramos solventes livres de hidrocarbonetos aromáticos e sem toxicidade para a via aérea. 

No caso de ausência de proteção coletiva os equipamentos mais indicados para o trabalho com solventes são respiradores, luvas, óculos de segurança e aventais.

A higiene pessoal também afeta diretamente na diminuição dos efeitos nocivos dos solventes.

Recomendamos avaliar a eficácia das medidas de controle rotineiramente e realizar o estudo sobre as Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químico (FISPQ).

Veja  neste artigo os 3 agentes químicos mais tóxicos presentes nas tintas, acompanhe!

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: O que você precisa saber sobre formas de Exposição às Tintas

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=XBOAuxN8BtY[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

12 de agosto

NÃO COMETA ESSES 3 ERROS USANDO O ANEXO 13 DA NR15