A importância dos Brancos de Campo

Os brancos de campo são amostradores idênticos aos utilizados na amostragem e atuam como amostras de controle para análises químicas, a fim de verificar a ocorrência de uma possível contaminação das amostras durante o preparo para amostragem, transporte e armazenamento até ser realizada a análise. A utilização dos brancos de campo é uma prática padrão recomendada para higiene ocupacional. Pensando nisto, trouxemos a importância dos Brancos de Campo e como utilizá-los da maneira correta.

Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades.

A importância dos brancos de campo

Os brancos de campo fornecem uma segurança adicional, pois auxiliam na interpretação dos resultados e na tomada de decisões, pois caso ocorra contaminação no branco, possivelmente também ocorreu contaminação nas amostras. Caso a contaminação esteja presente sugere-se a invalidação da amostragem e repetição do processo de coleta das amostras.

Procedimento

Os brancos devem ser manuseados como amostras, porém não se deve passar ar através destes, ou seja, os amostradores devem ser abertos e fechados imediatamente sem a passagem de ar, ou seja, sem a utilização da bomba de amostragem pessoal.

Encaminhe pelo menos 10% de brancos de campo em relação ao grupo de amostras. Caso envie menos de 10 amostras encaminhe pelo menos um branco de campo. Os brancos de campo são analisados como amostras, portanto laboratórios de confiança devem analisá-los de forma idêntica às demais amostras e desta forma o preço cobrado normalmente é o mesmo, visto que não há diferenciação na análise laboratorial.

Como utilizar Brancos de Campo para amostragem com Tubos?

Prepare os brancos de campo da seguinte forma:

– Quebre as pontas dos tubos selecionados para branco de campo. Estes devem ser do mesmo lote dos tubos utilizados na amostragem;
– Tampe as pontas dos tubos utilizando as tampas de plásticos apropriadas. Identifique-os como ‘’branco de campo”;
– Manuseie os tubos da mesma forma que as amostras, mas sem passar ar em seu interior;
– Envie os brancos de campo para o laboratório no mesmo recipiente que a batelada de amostras a que se referem. Este recipiente deve ser apropriado para preservar as amostras contra danos e manter as condições ambientais necessárias, garantindo a estabilidade da amostra.

Como utilizar Brancos de Campo para amostragem com Cassetes?

Prepare os brancos de campo da seguinte forma:

Compartilhe este post clicando aqui!

– Retire os pinos dos cassetes selecionados para branco de campo e tampe novamente. Estes devem ser do mesmo lote dos cassetes utilizados na amostragem;
– Identifique-os como ‘’branco de campo’’;
– Manuseie os cassetes da mesma forma que as amostras, mas sem passar ar em seu interior;
– Envie os brancos de campo para o laboratório no mesmo recipiente que a batelada de amostras a que se referem. Este recipiente deve ser apropriado para preservar as amostras contra danos e manter as condições ambientais necessárias, garantindo a estabilidade da amostra.

Nossa equipe técnica está à disposição para esclarecer demais dúvidas. Possuímos a confiabilidade e liderança mundial presente em mais de 30 países, trazendo a higiene ocupacional ao alcance de suas mãos. Entre em contato conosco!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Por: Redator Analytics Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

14 de abril

O segredo da avaliação de metais para higiene ocupacional