Diferenças entre Tintas à Base de Água e Tintas à Base de Óleo

Você sabe qual a diferença entre as tintas à base de água e tintas à base de óleo? 

As tintas geralmente são aplicadas para proteger, decorar ou cumprir alguma função especial, e você como higienista ocupacional, deve atentar-se para sua composição e riscos de exposição.

Acompanhe o artigo completo!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Tipos de Tintas

As tintas à base de água têm em torno de 15% de sua composição formada por solventes orgânicos em geral, enquanto às tintas à base de óleo têm em torno de 75% da composição em solventes orgânicos.

As tintas à base de água têm como principal solvente a água, mas isso não quer dizer que não haja solventes que oferecem riscos. Os solventes mais comuns encontrados na composição de tintas à base de água são os oxigenados, como álcoois, cetonas e glicóis. 

Tintas à base de óleos são fabricadas com óleos vegetais, como linhaça ou tung, os solventes mais comuns são hidrocarbonetos derivados do petróleo. 

Além dos solventes, outro ponto a se atentar, é em relação aos pigmentos metálicos que dão cor às tintas. Tintas à base de água necessitam de biocidas, que evitam o aparecimento de fungos que necessitam da água para se proliferarem. 

Formação das tintas

Tintas à base de solvente ou óleos:

Primeiro os solventes evaporam, deixando apenas os sólidos na superfície do substrato. Ao mesmo tempo, a segunda fase é iniciada: o ligante à base de óleo ou resina alquídica começa a secar. Geralmente leva um dia ou mais para a cura proporcionar as propriedades desejadas

Tinta á base de água

Feitas com ligantes que são dispersões de partículas sólidas de resina sintética em água.  Conforme a tinta seca, as partículas de ligante se aproximam cada vez mais entre si. Em seguida, unem-se, englobando as partículas de pigmento, e formam uma película contínua e resistente. 

Muitas vezes, em um ambiente de trabalho, não há a padronização do tipo de tinta a ser utilizada, os trabalhadores não utilizam o EPI adequado e o tipo de pintura varia muito. Clique aqui e veja o artigo que preparamos sobre as formas de Exposição às Tintas. 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Diferenças entre Tintas à Base de Água e Tintas à Base de Óleo

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=alSCsNDvgCU[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional