Diferenças entre N-Hexano e Isômeros de Hexano para HO

Veja neste artigo o conhecimento básico que você deve ter sobre Química Orgânica e como aplicá-lo na Higiene Ocupacional. Acompanhe!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O N-Hexano

O N-Hexano é originado do óleo cru e do gás natural e um subproduto do petróleo. A fonte de exposição e seus usos podem ser dados na produção de alimentos, extração de óleos vegetais, solventes na indústria de polidores, tinta e diluentes, na polimerização da borracha, em colas adesivas em termômetros, em produtos farmacêuticos e cosméticos, na gasolina em indústrias têxteis, entre outros.

O n-hexano tem ação irritante na mucosa nasal, bucal, trato respiratório e córnea. Além disso, os seus produtos de biotransformação como a metil-n-butil-cetona, 2-hexanol, 2,5-hexanodiol e 2,5-hexanodiona são capazes de desenvolver neurotoxicidade periférica, caracterizada por neuropatia progressiva motora, e senso motora.

Mas qual a diferença entre o N-Hexano e os Isômeros de Hexano?

Na ACGIH os limites estão diferenciados para N-Hexano e para os isômeros de hexano. Estes limites são diferentes, pois a toxicidade também varia. O N-Hexano tem um limite TWA de 50ppm.

Os isômeros do Hexano podem ser definidos como compostos que possuem  mesma fórmula molecular, mas que a distribuição dos átomos ao longo do espaço  é diferente. Um exemplo é o 3-metil-pentano que possui a mesma fórmula que o hexano mas com estruturas diferentes (C6H14)

O limite para a mistura de isômeros é de 500ppm.

O N-Hexano e os Isômeros de Hexano são compostos distintos e, por isso, você precisa entender o conceito de isomeria. Se você está fazendo um reconhecimento de riscos com um composto N-Hexano, fique atento, pois você deverá fazer a análise tanto do N-hexano quanto dos seus isômeros.

Há uma grande probabilidade do hexano da indústria não ser puro. uma mistura de N-hexano e seus isômeros pode resultar em um grau de risco diferente. Por isso a análise deve ser separada.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Diferenças entre N-Hexano e Isômeros de Hexano

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=7JgtVMJdQSo[/embedyt]

Por: HO Fácil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional