Um agente químico pode possuir limite de exposição dependendo da sua solubilidade na ACGIH. Mas como saber se um agente químico é solúvel, insolúvel ou possui baixa solubilidade? Acompanhe este artigo!
Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!
Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana, clique aqui e garanta a sua vaga!
A solubilidade ou coeficiente de solubilidade (CS)
É uma propriedade física da matéria, e ele pode ser definida como a quantidade máxima que uma substância, soluto, pode se dissolver em um líquido, solvente.
A capacidade de uma substância dissolver está diretamente ligada a temperatura, e quanto maior a temperatura, maior a sua solubilidade para a grande maioria das substâncias. Com a temperatura é possível criar uma curva de solubilidade, mostrando o comportamento da substância dissolver no solvente.
Figura 1: Curva de solubilidade do NaClO3, KNO3, NH4Cl e NaCl.
Cada substância possui diferentes valores e curvas de solubilidade para diferentes solventes. É muito comum utilizar a água como solvente quando se fala em solubilidade, e na higiene ocupacional não é diferente, toda referência de solubilidade e insolubilidade tem a água como solvente padrão.
O livreto da ACGIH® publica TLVs® e muitas vezes se refere a compostos solúveis ou insolúveis, isso é mais comum principalmente nos metais. E como pode ser visto pelas curvas da figura 1, os valores nunca chegam a zero, ou seja, insolúvel não é um composto que não dissolve, mas que dissolve muito pouco.
Então como definir se um agente químico é insolúvel ou solúvel para enquadrar na ACGIH?
A ACGIH® define na base do TLV de alguns agentes, compostos que considerados solúveis e insolúveis onde é levado em conta a capacidade de solubilização na água, assim como outros fatores biológicos, porém a ACGIH não tem uma definição para entendimento dos termos “solúvel” e “insolúvel” para todos os casos. No entanto, há uma definição no CRC Handbook of Chemistry and Physics que é recomendada, no qual uma substância é considerada solúvel se mais de 1% do material puder ser dissolvido em água, e considerado insolúvel se 1% ou menos do material puder ser dissolvido em água.
Esse valor é usado como referência por higienistas ocupacionais em todo mundo, então no caso de dúvida em como enquadrar, siga essa recomendação.
A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora. Contate-nos e saiba mais!
Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo:
Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui.