Como definir se um agente é solúvel ou insolúvel?

agente

Um agente químico pode possuir limite de exposição dependendo da sua solubilidade na ACGIH. Mas como saber se um agente químico é solúvel, insolúvel ou possui baixa solubilidade? Acompanhe este artigo!  

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!        

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

A solubilidade ou coeficiente de solubilidade (CS) 

É uma propriedade física da matéria, e ele pode ser definida como a quantidade máxima que uma substância, soluto, pode se dissolver em um líquido, solvente. 

A capacidade de uma substância dissolver está diretamente ligada a temperatura, e quanto maior a temperatura, maior a sua solubilidade para a grande maioria das substâncias. Com a temperatura é possível criar uma curva de solubilidade, mostrando o comportamento da substância dissolver no solvente. 

Figura 1: Curva de solubilidade do NaClO3, KNO3, NH4Cl e NaCl. 

Cada substância possui diferentes valores e curvas de solubilidade para diferentes solventes. É muito comum utilizar a água como solvente quando se fala em solubilidade, e na higiene ocupacional não é diferente, toda referência de solubilidade e insolubilidade tem a água como solvente padrão.  

O livreto da ACGIH® publica TLVs® e muitas vezes se refere a compostos solúveis ou insolúveis, isso é mais comum principalmente nos metais. E como pode ser visto pelas curvas da figura 1, os valores nunca chegam a zero, ou seja, insolúvel não é um composto que não dissolve, mas que dissolve muito pouco.  

Então como definir se um agente químico é insolúvel ou solúvel para enquadrar na ACGIH? 

A ACGIH® define na base do TLV de alguns agentes, compostos que considerados solúveis e insolúveis onde é levado em conta a capacidade de solubilização na água, assim como outros fatores biológicos, porém a ACGIH não tem uma definição para entendimento dos termos “solúvel” e “insolúvel” para todos os casos. No entanto, há uma definição no CRC Handbook of Chemistry and Physics que é recomendada, no qual uma substância é considerada solúvel se mais de 1% do material puder ser dissolvido em água, e considerado insolúvel se 1% ou menos do material puder ser dissolvido em água. 

Esse valor é usado como referência por higienistas ocupacionais em todo mundo, então no caso de dúvida em como enquadrar, siga essa recomendação. 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais!  

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo:  

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui.  

Por: Leandro Magalhães

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

26 de maio

Primeiros Passos na Identificação de Reações de Agentes Químicos