5 conceitos da ACGIH para elaborar inventários de riscos químicos
Os profissionais que dominam os agentes químicos para higiene ocupacional entendem com facilidade esses 5 conceitos primordiais da ACGIH para elaborar o inventário de riscos químicos e consequentemente se destacam no mercado de higiene ocupacional.
Acompanhe este artigo!
Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!
Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana, clique aqui e garanta a sua vaga!
Saber ler e interpretar o livreto da ACGIH é essencial para realização de um bom trabalho de higiene ocupacional. Quando o assunto é PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais isso se torna ainda mais evidente. Já que o livreto da ACGIH é uma valiosa fonte de informações para elaboração do inventário de riscos químicos.
Diante disso, trouxe aqui os cinco conceitos da ACGIH que todo higienista ocupacional precisa compreender.
1- Limites de exposição Ocupacional da ACGIH
Eles referem-se às concentrações dos agentes químicos abaixo das quais, se acredita, que a maioria dos trabalhadores possa estar exposta, repetidamente, dia após dia, durante toda uma vida de trabalho, sem sofrer efeitos adversos à saúde.
No livreto da ACGIH, temos 7 tipos de limites: TWA, STEL, Teto, Pico, Asfixiantes, Limites de superfície e Limites para misturas.
2- Solúveis x Insolúveis
Para vários limites de exposição, a ACGIH diferencia entre compostos solúveis ou insolúveis em água ou nos fluidos corpóreos. Neste caso, deve-se identificar bem o composto e pesquisar informações sobre a sua solubilidade para definir qual limite é aplicável.
3- Inorgânicos x Orgânicos
Também temos limites para compostos inorgânicos e outros para compostos orgânicos. Assim, é primordial saber identificar quais compostos estão presentes e quais podem ser gerados no ambiente de trabalho e diferenciar os inorgânicos dos orgânicos.
4- Notações e abreviações
O livreto da ACGIH traz inúmeras notações e abreviaturas importantes. Todos as notações sobrescritas no limite estão detalhadas na contracapa do livreto. Sem o correto entendimento das notações, as coletas de agentes químicos não serão realizadas corretamente. Além disso, algumas notações indicam o efeito da substância química no organismo de acordo com a sua toxicidade.
5- Base do TLV
A coluna Base do TLV da tabela de limites do livreto da ACGIH, indica os efeitos ou doenças que podem ser causados pela exposição ao agente químico no organismo e os órgãos alvos atingidos por ele. Essas informações são muito importantes para compreensão dos perigos das exposições ao agente químico.
A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora. Contate-nos e saiba mais!
Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo:
Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui.