Manter uma piscina limpa, cristalina e saudável é importante para todos os seus usuários, seja para lazer, esporte ou até para os profissionais que trabalham nela. Afinal de contas, água imprópria favorece a transmissão de doenças infecciosas aos banhistas, como hepatite, conjuntivite e otite, além do aparecimento de larvas de insetos como o da dengue. Para evitar isso, um dos tratamentos mais utilizados é o uso do cloro, mas existe um risco ainda mais preocupante, que são as cloraminas, compostos químicos altamente tóxicos e irritante.
Acompanhe para entender mais sobre esse importante desafio para a higiene ocupacional.
Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!
Todos os dias, temos conteúdo novo e gratuito sobre temas que vão facilitar a avaliação de riscos ocupacionais, inclusive riscos químicos. Um conteúdo técnico e direcionado para a Higiene Ocupacional. Aproveite e siga meu perfil no Instagram @leandromagalhaes_oficial para ficar por dentro de tudo!
O que são cloraminas?
Cloraminas são compostos inorgânicos de nitrogênio que contêm um ou mais átomos de cloro ligados a um átomo de nitrogênio. São formados pela reação do cloro livre com a matéria orgânica presente na água, como suor, urina e resíduos corporais. Quando o cloro, um agente desinfetante comumente usado para manter a água da piscina limpa, entra em contato com esses contaminantes, ele reage para formar cloraminas. Existem três tipos principais de cloraminas: monocloramina, dicloramina e tricloramina. Essas substâncias são responsáveis pelo odor característico frequentemente associado a piscinas cobertas e podem causar irritação nos olhos, na pele e nas vias respiratórias dos banhistas.
Acúmulo de Cloraminas no Ar e Seus Efeitos na Saúde
As cloraminas podem se acumular na água, o que significa que podem também se acumular no ar próximo à piscina, caso não exista uma troca de ar eficiente. Isto é particularmente verdadeiro para piscinas em ambientes fechados, onde os sistemas de tratamento de ar não trazem ar fresco suficiente e não esgotam o ar poluído com cloraminas. As cloraminas que se liberam da água são mais pesadas que o ar, o que significa que se depositam na superfície da água, onde podem causar efeitos negativos à saúde de nadadores e espectadores.
Dois fatores principais causam o acúmulo de cloraminas no ar:
- Perturbação da superfície da água (por exemplo, quando os nadadores se movem na água ou a água é pulverizada através de bombas aquáticas).
- Limitação da troca de ar em ambientes fechados.
Como Evitar e Remover as Cloraminas
Primeiramente, evite que urina, fezes, sujeira e suor entrem na água. Coloque cartazes nos vestiários que incentivem os nadadores e funcionários a:
- Não entrar na água quando estiverem com diarreia;
- Usar o banheiro antes de entrar na água;
- Usar uma touca de banho enquanto estiverem na água;
- Não urinar ou defecar na água.
Exija que os nadadores e funcionários se enxaguem antes de entrar na água, em outras palavras, os nadadores e funcionários devem estar molhados antes de entrar na água. Mesmo um banho de enxágue rápido remove grande parte dos resíduos corporais que ajudam a formar cloraminas.
Garanta um fluxo de ar adequado na área de natação, consultando representantes técnicos sobre como maximizar o uso do sistema de tratamento de ar para reduzir o acúmulo de cloraminas.
Monitore os níveis combinados de cloro na água e trate a água conforme necessário. A remoção de cloraminas pode ser realizada com uma “supercloração”, mas é uma técnica que deve ser feita com cuidado e sem ninguém próximo do local.
A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% seguro para trabalhar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora. Contate-nos e saiba mais!
Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo:
Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui.