APR-HO: O segredo para uma boa campanha de amostragem

APR-HO é uma ferramenta chave para uma boa campanha de amostragem de agentes químicos. Você quer aprender mais sobre essa ferramenta? Quer fazer uma análise de risco do ambiente? Definir suas prioridades e saber se faz sentido fazer uma amostragem ou não? 

Acompanhe este artigo! 

Não se esqueça de curtir a nossa  FanPage  e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!   

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas  lives  sobre o que há de mais novo e mais moderno em Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo e convidados especiais. Aproveite e se inscreva para a nossa  live  da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga!  

 

O que é uma APR-HO? 

A APR-HO é uma Análise Preliminar de Riscos para Higiene Ocupacional prevista na NR-9. Em tese é necessário classificar as exposições segundo alguns critérios, realizar uma caracterização dos riscos e identificar as possíveis trajetórias. 

Para começar a aplicar a APR-HO, a primeira coisa para reconhecer um risco é saber onde estão as fontes geradoras, após isso podemos refletir quais são as possíveis trajetórias e o meio de propagação desse risco no ambiente de trabalho. Em seguida, identificamos as funções e a quantidade de trabalhadores que estão expostos naquele grupo homogêneo de exposição e categorizamos as atividades e o tipo de exposição. Por fim, relacionamos os possíveis danos à saúde humana. 

Segundo a NR-9, a avaliação quantitativa deve subsidiar o equacionamento das medidas de controle e comprovar o controle da exposição ou a inexistência dos riscos identificados na etapa de reconhecimento. Sendo assim, a APR-HO é uma ferramenta que podemos utilizar para realizar o reconhecimento dos riscos e avaliar a necessidade ou não das medidas de controle no ambiente de trabalho. Ela nos ajuda a fazer tomadas de decisão, estabelecer riscos prioritários e periodicidade de avaliação. E pode ser utilizada nas etapas de antecipação e de reconhecimento de riscos. 

Lembre-se que ela deve ser reavaliada sempre que houver mudanças ou aparecer queixas. Além disso, para avalição das categorias de risco, pode-se utilizar várias ferramentas. Dentre elas o VHR é muito interessante. 

Categorias de risco APR-HO 

Podemos considerar quatro categorias de risco que podem ter a condição de não-avaliada ou avaliada. A primeira condição ocorre quando não há dados disponíveis de avaliações quantitativas, após a realização de medições a APR-HO deve ser atualizada e passar para a situação de avaliada. As categorias são: 

I – Irrelevante; 

II – De atenção; 

III – Crítica; 

 IV – Não tolerável; 

 

As medições devem ser iniciadas prioritariamente pela categoria II, por ser uma região de incerteza. Já na categoria III, devem ser tomadas medidas de controle para corrigir o problema antes da realização de medições. 

 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Por: Redator Analytics Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional