Agentes da ACGIH com limite Fração Inalável e Vapor

Este é um tema bastante complexo e que envolve muitas discussões. Se você está contratando esta análise você pode estar fazendo a amostragem errada. Acompanhe este artigo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que são os Agentes com limite do tipo Fração Inalável e Vapor?

São compostos que quando aplicados no meio ambiente dão origem aos aerodispersóides, que são gotículas, como névoas e neblinas, ou podem ser sólidos com líquidos envoltos; estes líquidos são voláteis e possuem capacidade de evaporação.

O trabalhador que utiliza este material, ao aplicá-lo, pode estar exposto tanto ao aerodispersóide quanto ao vapor formado pela substância ao evaporar. Portanto, são duas exposições diferentes, e por esse motivo, as coletas são distintas.

Como realizar esta análise?

Há algum tempo atrás não havia um método de coleta válido para  estes agentes e ainda hoje não existe nenhum método de agência para estes agentes, como NIOSH e OSHA. Recentemente foi lançado um amostrador, com alto custo e pouco aplicável.

O principal objetivo da ACGIH é a proteção dos trabalhadores e não o desenvolvimento de metodologias de avaliação, com isso é dado à indústria o desenvolvimento dos mesmos.

Agora quero te levar a uma reflexão…

O que acontece com a gotículas desses agentes na amostragem feita com filtro?

Como essas substâncias são voláteis, o tempo até o envio e recebimento da amostra pelo laboratório essas substâncias já evaporaram e não terá nada no filtro.

Então o que fazer com os resultados?

O ideal é realizar a amostragem com um amostrador IOM com um tubo em sequência e, ao final da coleta, extrair o filtro e colocá-lo em um recipiente fechado para evitar a evaporação. Porém esse procedimento é muito complexo e muitos desses solventes são tóxicos e devem ser manuseados por pessoas treinadas e com conhecimento em química e análises químicas.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Agentes da ACGIH com Fração Inalável e Vapor

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=hllbadiwjAI[/embedyt]

Por: HO Fácil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional