Varreduras para Fumos de Asfalto

Como funciona a Varredura para Fumos de Asfalto? Como proceder nos casos em que os trabalhadores estão expostos aos compostos presentes na pavimentação asfáltica e a alta temperatura? Acompanhe o artigo completo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que é uma varredura?

Primeiro é necessário entender o que são fumos, que são aerodispersóides gerados termicamente, constituídos de partículas sólidas formadas pela condensação de vapores, geralmente após a  volatilização de uma substância sólida fundida.

Uma varredura nada mais é do que uma coletânea de análises que podem ser realizadas em um mesmo amostrador. Em uma varredura de solventes, por exemplo, vários agentes químicos podem ser coletados em um único amostrador se puderem ser analisados segundo um mesmo processo de análise.

Posso fazer a varredura para Fumos de Asfalto?

Saiba que não existe varreduras para fumos de asfalto.

O trabalhador sofre a exposição quando os fumos  asfálticos alcançam a zona respiratória, eles são inalados e atingem o sistema respiratório em pequenas partículas, gerando diversos danos à saúde dos trabalhadores devido a uma exposição crônica. A maioria das partículas são de tamanho muito pequeno, o que favorece esta inalação não apenas a sua inalação e a chegada ao pulmão (alvéolos), se espalhando facilmente na corrente sanguínea

As análises para fumos de asfalto não podem ser feitas por varredura, ao verificarmos a ACGIH é possível perceber que existe um limite para estes agentes, sendo a análise  realizada como compostos solúveis em benzeno. A amostra é coletada com um cassete, e com um filtro e é feita a extração com o benzeno, são colocados alguns ml de benzeno sobre o filtro para uma extração, e o que sobra são os fumos de asfalto. No resultado da análise poderá conter hidrocarbonetos aromáticos polinucleados altamente cancerígenos. Este resultado é utilizado para comparação com o limite da ACGIH para fumos de asfalto betume.

Não confunda! Varredura é só uma coletânea de várias análises que podem ser feitas em um mesmo amostrador e com um mesmo método analítico do laboratório.

Após obtenção dos resultados, é faz se necessário a complementação de ações para redução ou melhoria dos cenários de exposição destes trabalhadores.

Veja neste artigo, sobre Mapa de Riscos, como traçar a representação gráfica de riscos de um ambiente de trabalho, como riscos de acidentes ocupacionais e/ou o desenvolvimento de doenças ocupacionais à longo prazo.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Varreduras para Fumos de Asfalto

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=dtgpG5Q2_2s[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional