Utilize múltiplos amostradores com apenas uma bomba

Realizar coletas de agentes químicos às vezes pode ser um processo trabalhoso e caro, especialmente quando o mesmo agente químico não pode ser coletado pelo mesmo amostrador. Isso pode exigir coletas em dias diferentes ou o uso de duas ou mais bombas de amostragem. Diante desta necessidade, foi desenvolvido um acessório inovador que permite a coleta com um ou mais amostradores utilizando uma única bomba, conhecido como coletor múltiplo.  

Acompanhe este artigo!  

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!        

Todos os dias temos conteúdo novo e gratuito sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado para a área. Aproveite e siga meu perfil no Instagram @leandromagalhaes_oficial para ficar por dentro de tudo! 

 

Amostradores de baixa vazão

 

Para realizar coletas em baixa vazão, diversas bombas de amostragem utilizam um acessório conhecido como redutor de vazão. Este redutor é acoplado a um suporte destinado ao amostrador. Geralmente, este acessório vem com um suporte único, porém, existem fabricantes que disponibilizam modelos capazes de acomodar dois ou mais amostradores. O redutor de vazão é fundamental para que uma bomba de alta vazão opere em vazões mais baixas, permitindo assim a coleta de uma ampla gama de agentes, incluindo diversos tipos de solventes. 

  

Funcionamento do acessório

 

O acessório tira proveito das capacidades únicas de pressão constante de alto fluxo da bomba. Essa pressão constante de alto fluxo mantém uma pressão negativa constante no sistema de amostragem, desde a bomba até o acessório. Na amostragem com pressão constante, ajustar a taxa de fluxo em qualquer conexão de mídia não afeta a outra. Da mesma forma, o carregamento de mídia de amostra de um lado não interfere no outro. 

  

Detalhe importante  

 

Assim como acontece com os redutores de vazão, recomenda-se o uso desses acessórios com equipamentos da mesma marca. A eficiência ao utilizar acessórios de marcas diferentes não é comprovada, portanto, é aconselhável utilizar os acessórios conforme indicado pelo fabricante.

 

 A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

 Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo:

 
Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui. 

Por: Leandro Magalhães

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

16 de junho

Gestão Eficaz em SST: Deixe o Trabalho Técnico para Trás