Tudo que você precisa saber sobre Limiar de Odor

O cheiro de uma substância não é um padrão para ajudar no reconhecimento de riscos químicos. Quer saber por que?

Acompanhe o artigo completo e saiba mais informações!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Limiar de Odor: O que é?

A sensação de sentir o cheiro de uma substância química está relacionado ao limiar de odor que é a menor concentração de uma substância para que na média uma pessoa comece a sentir seu cheiro. As pessoas tendem a reconhecer os riscos químicos pelo cheiro das substâncias, e este é um método errôneo.

Para muitas substâncias, o limiar de odor é muito diferente do limite de exposição ocupacional, já que o limiar de odor está relacionado à menor concentração da substância para sentir o seu cheiro enquanto o limite de exposição ocupacional a menor concentração de uma substância na qual se acredita que a maioria dos trabalhadores podem estar expostos sem causar dano à saúde.. 

São conceitos completamente diferentes e que não devem ser associados. O benzeno, por exemplo, é uma substância cancerígena; que na ACGIH tem um TLV-TWA de 0,5 ppm, enquanto o limiar de odor do benzeno é de 61 ppm. Logo, não é possível avaliar por este critério, porque para começar a sentir o cheiro do benzeno a concentração dele no ar estará cerca de 120 vezes superior ao limite de exposição ocupacional. 

O Limiar de Odor não é um parâmetro para fazer o reconhecimento de riscos. 

O Limiar de Odor é identificado com a unidade de concentração ppm (unidade mais utilizada para concentração de vapores ou gases), a detecção pelo odor não indica que a substância está dispersa no ar; tendo em vista que algumas  substâncias não podem ser percebidas pelo sistema olfatório, como é o caso do mercúrio metálico. 

Reiterando o Limiar de Odor está muito distante do Limite de Exposição Ocupacional, por isso não deve ser utilizado como parâmetro. 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Tudo que você precisa saber sobre Limiar de Odor

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=6tnAJfa9tSo[/embedyt]

Por: HO Fácil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional