Riscos de Exposição a Pigmentos Metálicos

Quando estamos falando de pigmentos em Higiene Ocupacional, estamos nos referindo geralmente aos materiais metálicos, que são aqueles pigmentos que dão cor às tintas.

Agora ficam as perguntas, estes materiais têm a chance de evaporar? Há chance dos trabalhadores estarem expostos a estes compostos metálicos?

Acompanhe este artigo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que são Pigmentos Metálicos?

Os Pigmentos Metálicos são particulados metálicos formados por alumínio, dióxido de titânio, por exemplo; que, quando adicionados a tintas ou plásticos, conferem algumas características como: cor, opacidade, resistência à umidade e calor.

Existem Riscos de Exposição a esses pigmentos?

A etapa de reconhecimento e de identificação de riscos  é primordial e, dependendo do processo no qual o pigmento metálico é aplicado, o risco pode ser maior ou menor.

Um dos riscos pode estar associada à presença de chumbo, que é sólido e utilizado para conferir a secagem e formação da película em muitas tintas. No caso de um processo de pintura a rolo ou pincel, qual a probabilidade do trabalhador inalar o chumbo?

Essa probabilidade é baixa!

O risco de exposição do trabalhador irá depender do método utilizado para a aplicação da tinta. No caso da pintura aplicada em spray, torna-se muito importante o reconhecimento de riscos e é necessário identificar quais são os agentes químicos presentes na composição da tinta utilizada.

Geralmente, nos casos da pintura aplicada em spray, os pigmentos metálicos aparecem em grandes quantidades e podem gerar problemas para a saúde do trabalhador.

Na pintura a spray, é gerada uma névoa e as pequenas gotículas podem ser inaladas a qualquer momento pelos trabalhadores expostos.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Riscos de Exposição a Pigmentos Metálicos:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=izeMkHHdfpw[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional