O que fazer quando os resultados estão abaixo do Limite de Quantificação

Alguns resultados da amostragem ficaram abaixo de Limite de Quantificação, o que fazer com estes resultados? Devo definir um valor para o Limite de Quantificação? Acompanhe o artigo completo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que é o Limite de Quantificação?

O Limite de Quantificação é a menor quantidade do analito em uma amostra que pode ser determinada com precisão e exatidão aceitáveis pelo laboratório/método, ou seja, é a menor concentração da substância/composto que pode ser determinada quantitativamente.

É útil declarar uma concentração abaixo da qual o método analítico não pode operar com uma precisão aceitável. Outras vezes considera‐se este limite, também arbitrariamente, como um múltiplo fixo (tipicamente 2) do limite de detecção.

[THOMPSON et al: IUPAC, 2002]

E o que fazer com os resultados?

O livro da FUNDACENTRO específica as estratégias de amostragens, recomendando o procedimento de dividir o resultado encontrado, abaixo do Limite de Quantificação, por 2.

O segundo método possível é dividir por raiz de 2 o resultado que está abaixo do Limite de Quantificação. Já pelo Robust Method são necessários 3 resultados acima do Limite de Quantificação; a partir destes resultados é possível traçar uma curva e fazer uma estimativa para o tratamento estatístico.

Segundo a recomendação da AIHA e outras literaturas que tratam das estratégias de amostragem, se todos os resultados estão abaixo de 10% do limite de exposição, então não há exposição ocupacional.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: O que fazer quando os resultados estão abaixo do Limite de Quantificação

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=8MLUh3fANuo[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional