NHO-07: Calibragem de bomba de amostragem individual pelo método bolha de sabão

As NHOs – Normas de Higiene Ocupacional são de suma importância para as empresas possuam boas práticas em Higiene Ocupacional. Elas são essenciais para orientar o controle dos agentes de riscos ambientais, assim como disponibilizar metodologias para avaliações ocupacionais. No artigo de hoje, trouxemos a NHO 07, com o procedimento técnico de “Calibração de bombas de amostragem individual pelo método bolha de sabão”.

Para saber mais sobre este procedimento técnico, continue lendo este artigo!

Não deixe de curtir nossa Fanpage para ficar por dentro de todos os novos artigos.

A NHO-07

Publicada pela Fundacentro no ano de 2002, a NHO-07 “Procedimento técnico: calibração de bombas de amostragem individual pelo método bolha de sabão” visa contribuir com o exercício da coleta de amostras do ar como uma ferramenta na avaliação dos agentes de risco presentes no ambiente ocupacional.

O procedimento presente na NHO-07 é aplicado por técnicos de Higiene Ocupacional desde que se deu início às avaliações ambientais quantitativas de agentes químicos no ambiente de trabalho.

O procedimento

Atualmente, a maioria dos métodos de coleta de amostras de agentes químicos no ar do ambiente ocupacional utiliza a bomba de amostragem individual. A bomba de amostragem pessoal, também popularmente conhecida como bomba gravimétrica, é utilizada para coletar agentes químicos (como névoas, particulados, vapores) e outros contaminantes que podem causar danos à saúde do trabalhador. A bomba de amostragem individual deve produzir vazão constante, para que o ar passe pelo dispositivo de coleta e os contaminantes fiquem retidos.

Em acordo com a maioriados equipamentos que realizam leituras, as bombas de amostragem individual necessitam de calibração, e esta NHO é voltada totalmente para este fim.

A calibragem pelo método de bolha de sabão

O método disposto na NHO-07 é um procedimento padronizado para calibrar a vazão de bombas de amostragem individual através do método de bolha de sabão. Este procedimento pode ser aplicado à bombas de amostragem individual que possuam vazão de até 6 litros por minuto (L/min).

Segundo a NHO-07, o princípio do procedimento é o seguinte:

“Este procedimento técnico consiste na medição da vazão da bomba de amostragem antes e depois da coleta de amostras para determinação da vazão média, considerando as variações de temperatura e pressão, visando à utilização desta vazão na validação da amostra e cálculo da concentração dos agentes químicos no ar.”

O documento da NHO-07 fomenta os materiais necessários para o procedimento, com as características exatas para a assertividade do processo. O procedimento de calibração, que inclui a limpeza, montagem do sistema de calibração, a preparação da bomba de amostragem individual, a medição de vazão e o cálculo da vazão pode ser consultado, na íntegra, na NHO-07 disponível para download no site da Fundacentro.

A Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e da ACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.

Analytics Brasil: Higiene Ocupacional ao alcance de suas mãos.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Fonte:

http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/normas-de-higiene-ocupacional/publicacao/detalhe/2013/3/nho-07-calibracao-de-bombas-de-amostragem-individual-pelo-metodo-da-bolha-de-sabao

http://analytics.blog.painel.dmmidia.com/bombas-de-amostragem-pessoal+151451

Por: Redator Analytics Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional