Manuseio e transporte correto de produtos químicos

Atualmente, diversas empresas fazem uso de produtos químicos em seus processos e rotinas. Contudo, é preciso estar atento ao manuseio e transporte correto destes produtos, uma vez que o contato inadequado com estes agentes pode ocasionar em acidentes e, em longo prazo, doenças ocupacionais.

Para entender a importância do manuseio e transporte correto de produtos químicos, continue lendo este artigo! Não deixe de curtir nossa FanPagepara ficar por dentro de todas as dicas e novidades.

Produtos químicos no ambiente de trabalho

Todo ambiente de trabalho que possuir processos que envolvam produtos químicos, obrigatoriamente devem disponibilizar para os trabalhadores a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos). Neste documento, constam todas as informações sobre o produto químico, desde os riscos causados pelo mesmo, a composição química, os EPIs necessários e até os procedimentos a serem tomados caso ocorra um acidente.

Nenhum profissional pode manusear um produto químico sem antes ser orientado sobre o mesmo. Além disto, todas as embalagens de produtos devem conter de maneira clara e objetiva as características químicas e físicas do produto, orientações quanto ao seu manuseio, a maneira adequada de transporte, armazenamento, os EPIS e quais medidas devem ser adotadas no caso de intoxicação.

Cuidados no manuseio

No manuseio de qualquer tipo de produto químico, é imprescindível o uso do Equipamento de Proteção Individual adequado ao risco. Os EPIs devem ser fornecidos de maneira gratuita pela empresa, que também é responsável por orientar e fiscalizar o uso dos mesmos. É importante salientar que todos os EPI devem possuir a Certificação de Aprovação, em conformidade com a legislação vigente.

As embalagens de produtos químicos nunca devem ser reutilizadas, e devem ser descartadas corretamente, seguindo os dispostos pela legislação ambiental brasileira, a fim de evitar contaminações e intoxicações.

Todos os produtos químicos também devem ser armazenados em locais adequados, que sejam propícios para abrigá-los sem oferecer riscos à saúde dos trabalhadores. É recomendada também a existência de um Mapa de Riscos, para que todos os funcionários tenham conhecimento sobre os riscos presentes no ambiente.

Todas as embalagens que comportam produtos químicos devem ser fechadas após o uso, e caso haja vazamentos, deve-se consultar imediatamente a FISPQ do produto químico. Cada produto possui uma especificação e método correto de contenção e neutralização de riscos.

A Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e daACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.

Analytics Brasil: Higiene Ocupacional ao alcance de suas mãos.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Fontes:

http://www.abho.org.br/wp-content/uploads/2014/02/artigo_agentesquimicos.pdf

http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr9.htm

Por: Redator Analytics Brasil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

12 de agosto

NÃO COMETA ESSES 3 ERROS USANDO O ANEXO 13 DA NR15