Entenda mais sobre Concentração

Entenda mais neste artigo sobre a concentração na Higiene Ocupacional, primordial para você Higienista Ocupacional que está começando a fazer a avaliação de riscos químicos ou você que ainda não tem este conceito claro.

Acompanhe o artigo!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Como calcular a Concentração?

A concentração é um cálculo que serve para identificar a relação do que você deseja com a relação de um meio, por exemplo: a cada 100g do material sólido retirado em uma mina, 30g é de minério de ferro, isto é a concentração é 30%.

Em Higiene Ocupacional, as concentrações dos agentes químicos são dadas pelas unidades:

a)PPM (Parte por Milhão)

Partes do contaminante por milhão de partes do ar;

b) Miligrama por Metro Cúbico (mg/m³ )

Massa do contaminante, em miligrama, por metro cúbico de ar.

Dependendo do meio adotado para a amostragem, é necessário fazer a conversão para a unidade de referência da medida adotada como padrão.

Na Higiene Ocupacional tratamos de massa sobre volume, ou seja, mg/m³. Quando nos referimos a um volume de 1m³ e uma concentração de 10mg, quando pesar esse 1mg de ar, 10mg da massa calculada é enquadrada no agente de interesse.

PPM – Partes por Milhão, é uma unidade adimensional, em que não há medida para a razão entre a quantidade de matéria de interesse em relação a matéria do meio. Se existe uma concentração de 10 ppm, a cada 1 milhão de matéria do meio, é identificado o  agente de interesse.

Lembre-se que o reconhecimento e avaliação de riscos químicos devem ser feitas através do conhecimento científicos, enquanto os resultados devem ser comparados com os valores pré-estabelecidos.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Entenda mais sobre Concentração

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=oE4sPWHvXYM[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional