É preciso fazer Amostragem para Domissanitário?

No caso de domissanitários, como água sanitária que contém hipoclorito de sódio e hidróxido de sódio, é realmente necessário realizar a análise destes agentes? Acompanhe este artigo e saiba mais sobre a Amostragem para Domissanitário!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Ao se tratar de domissanitários existem algumas regulamentações dadas pela ANVISA por meio das quais, estes produtos devem ser seguros para o uso domiciliar, ou seja, não são considerados produtos de caráter industrial. Acompanhe:

O que são domissanitários?

Saneantes domissanitários são as substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento da água. São subdivididos em quatro grupos: o dos produtos de limpeza, (detergentes, lava-louças, sabão de coco etc); os com ação antimicrobiana (tais como desinfetantes, esterilizantes, desodorizantes usados em diversos ambientes); os desinfestantes (raticidas ou inseticidas, por exemplo) e os produtos biológicos de uso domiciliar (como os que são utilizados para remover matéria orgânica de caixas de gordura). Além de incluir aqueles empregados nos hospitais ou clínicas; tanto para superfície (limpar o chão, paredes etc) quanto para instrumentos e artigos médicos e odontológicos.

Fonte: INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde)

Para produzir ou distribuir domissanitários é  necessário fazer o registro através Regulação de Domissanitários na ANVISA. O registro de domissanitários na ANVISA é válido por cinco anos a partir do momento de publicação no DOU (Diário Oficial da União) .

Preciso fazer a amostragem de domissanitários?

O hipoclorito de sódio, presente na água sanitária, quando dissolvido em água libera pequenas quantidades de cloro gasoso, cujas concentrações para quem manipula água sanitária no próprio domicílio, e por pouco tempo, geralmente não expõe o trabalhador a valores próximos aos limites de exposição ocupacional.

De acordo com esta situação específica de domissanitário, eu Leandro Magalhães, não julgo necessário a avaliação de cloro, pois a taxa de liberação de cloro do hipoclorito é pequena e os resultados não chegam perto do nível de ação do agente.

No caso do hidróxido de sódio, ele é um sólido a temperatura ambiente e quando dissolvido em água, não possui pressão de vapor suficiente para evaporar. Um trabalhador que utiliza água sanitária não tem contato com o agente na via inalatória, apenas contato dérmico. E por este motivo não justifica-se a avaliação deste agente.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: É preciso fazer Amostragem para Domissanitário?

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=9zP3bBo6sxE[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional