Acreditação pelo Inmetro: Como funciona?

O Inmetro é o Órgão Regulador Brasileiro responsável pelas acreditações na ISO 17025 (Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração). Ele é o organismo oficial no Brasil para implementação e manutenção do Sistema de Acreditação dos laboratórios de ensaio e calibração. Entenda um pouco mais sobre a sua importância e como funciona a acreditação ISO 17025 para Laboratórios de Higiene Ocupacional.

O que é a acreditação?

Quando um processo é acreditado significa dizer que algum órgão certificador (AIHA ou Inmetro) é responsável pela auditoria e que o laboratório é capaz de realizar o processo de análise de acordo com as normas básicas e princípios estabelecidos. A norma ISO 17025/2017 apresenta os requisitos básicos para a competência de laboratórios, que devem comprovar a capacidade de análise das amostras.

A acreditação é da análise, e não é garantia de qualidade do laboratório. Por isso peça sempre o escopo da certificação para verificar se todas as análises são acreditadas, ou apenas uma delas!

Acreditação pelo Inmetro

Quando um laboratório solicita a acreditação, é necessário a tramitação pela auditoria. O Inmetro é quem realiza as auditorias para a certificação dos parâmetros de Higiene Ocupacional, tanto para análise química quanto para calibração.

Porém não há auditores especialistas em Higiene Ocupacional no Inmetro, e por isso, muitas das vezes, eles não possuem expertise nesta área. Sendo assim:

– É uma acreditação generalista da qualidade de laboratório;

– Não é específica para uma área de atuação;

– Não determina como devem ser os procedimentos internos;

– As auditorias são conduzidas por profissionais de qualidade com experiência em análises químicas, mas que não são especialistas em Higiene Ocupacional;

– Não há ensaios interlaboratoriais específicos e fica a cargo do laboratório a contratação.

 A norma 17025 é bem clara quando diz que os laboratórios devem comprovar a sua eficiência por meio dos ensaios de proficiência, que demonstram se os laboratórios estão conseguindo atingir o número mínimo de qualidade na análise. Este sim é um dado importante e você pode solicitar ao seu laboratório os resultados dos testes de proficiência quando quiser.

“Os laboratórios que pretendem obter a acreditação devem demonstrar a sua competência para realizar os ensaios e calibrações para os quais buscam a acreditação, por meio da participação satisfatória em atividades de ensaios de proficiência.”

Em um Programa de Ensaio de Proficiência, o Inmetro envia um material padrão para que o laboratório realize o ensaio, depois esta amostra é devolvida para o órgão certificador, que já conhece previamente o resultado daquele teste. Quando o órgão receber os resultados, fará uma comparação com os outros participantes e o resultado conhecido. Ao final do processo é entregue um relatório com todas as informações ao laboratório. O relatório não terá dados que identificam outros laboratórios, apenas os resultados do certificado de calibração de cada um para que possa comparar.

O Inmetro especifica que em até 6 meses após a emissão do certificado de acreditação um laboratório pode atuar sem provar a sua proficiência, o que serve de alerta para você, pois neste período podem ocorrer divergências nos processos. No site do Inmetro você tem acesso a lista completa de Laboratórios de Calibração (RBC) e Laboratórios de Ensaio (RBLE) acreditados pelo órgão.

Resumindo, a acreditação do Inmetro é generalista e engloba diferentes laboratórios de análises. A Norma 17025 não especifica os requisitos técnicos aplicáveis para cada área, por isso depende do órgão certificador diferenciar cada laboratório e processo para atestar sua qualidade através da acreditação.

Inmetro X AIHA

O Inmetro é considerado mais generalista, ele não especifica os procedimentos de controle de qualidade específicos para higiene ocupacional. A acreditarão é a mesma para qualquer tipo de laboratório. A AIHA é uma associação internacionalmente reconhecida pelo seu alto padrão de exigência, podendo ser considerada a melhor acreditação específica para a área de higiene ocupacional. Além disso os certificados têm prazo de validade, devendo ser renovados constantemente. De nada vale como comprovação ter sido acreditado pelo Inmetro há dez anos, por exemplo.

Atuando em mais de 30 países, a Analytics se diferencia por um histórico impecável de acreditação bianual pela AIHA desde 1981. São mais de três décadas de avaliação positiva!

Esse é o único laboratório de análises químicas que possui um profissional certificado pela Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO) guiando os clientes na escolha correta das análises.

Para saber mais sobre reconhecimento de riscos e sobre Higiene Ocupacional não deixe de curtir as redes sociais da Analytics Brasil!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube, sobre como funciona a Acreditação pelo Inmetro:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=TzvLhDJbBRY[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional