Saiba como utilizar um Ciclone de Alumínio

Você sabe como utilizar um ciclone de alumínio? Ele é um separador de partículas menores do que 10 micrometros. Este instrumento pode causar dúvidas e muitos problemas para os higienistas. 

Quer saber o motivo? Continue lendo este artigo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

O que é o Ciclone?

Os ciclones são dispositivos que fazem uso da força centrífuga para selecionar o tamanho das partículas com base em seu diâmetro aerodinâmico, ou seja, a rotação do ar no interior de uma câmara, similar ao funcionamento de uma centrífuga, separa as partículas grandes, não respiráveis, de partículas menores, respiráveis.

Os ciclones mais utilizados são os de nylon e o de alumínio, mas existem outros tipos: Higgins-Dewell, GS-3, GS-1, dentre outros.

Muitos higienistas ocupacionais ainda não sabem como utilizar o ciclone de alumínio e ele é um equipamento importantíssimo para a avaliação dos agentes químicos, como coleta de particulados respiráveil e de sílica respirável, por exemplo.

Como encaixar o ciclone no cassete?

  1. Primeiramente, para utilizar o ciclone de alumínio é necessário um cassete de 3 sessões, o último anel não deverá ter a fita envolta, já que a tampa deverá ser retirada para o cassete ser encaixado. O anel central não é retirado. 
  2. Com o auxílio de uma chave de fenda, solte a tampa para que fique mais fácil de tirá-la com as mãos.
  3. Encaixe o ciclone dentro do cassete. Encaixe bem para que não haja uma folga e tenha uma vedação perfeita, permitindo que somente o ar entre pelo orifício.
  4. Nunca retire a fita ou anel central, pois poderá prejudicar nos resultados de sua amostragem.  Ao retirar o anel central, não haverá uma boa fixação do filtro.

Outro erro muito comum é em relação ao encaixe do filtro. Quando os profissionais recebem o cassete montado pelo laboratório, retiram o plug de cima e encaixam o cassete sem a retirada da tampa de cima. A tampa precisa ser retirada para que a amostra aconteça da forma correta! 

Veja também o nosso artigo com informações acerca do uso de ciclones e quais substâncias necessitam ser amostradas.

Para um passo a passo de como utilizar um ciclone de alumínio acesse nossos materiais de instrução de amostragem clicando aqui.

Nossa equipe técnica está à disposição para esclarecer demais dúvidas. Possuímos a confiabilidade e liderança mundial presente em mais de 30 países, trazendo a higiene ocupacional ao alcance de suas mãos. Entre em contato conosco!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Saiba como utilizar um Ciclone de Alumínio

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

27 de novembro

O que são os Impactadores Paralelos de Partículas (PPI)?

ESPERA AÍ!
EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer acessar aulas gratuitas para saber como ter o reconhecimento e as ferramentas necessárias para ter mais segurança na hora de fazer qualquer avaliação de agentes químicos e ainda aumentar sua renda?

Pois é exatamente isso que eu vou entregar entre os dias 16 e 22 de outubro, sempre às 20h, no HO Fora da Curva.

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo:

ANTES DE VOCÊ SAIR DESSA PÁGINA...

EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Nos próximos dias, eu vou reabrir as vagas para o Método HO Fácil com 500 reais de desconto.

Enquanto isso, para você ter um gostinho do Método HO Fácil, eu liberei o acesso da plataforma de aulas exclusiva para alunos do Método HO Fácil. Você vai conhecer a plataforma e vai poder assistir as 4 aulas gratuitas do evento HO Fora da Curva.

Com essas aulas, você vai colocar a mão na massa e vai entender por que o Método HO Fácil é o único caminho para dominar os agentes químicos.

Então, se você quer ter a experiência de assistir como se fosse um dos meus alunos, aproveite essa oportunidade imperdível!

Para acessar as aulas gratuitas do evento HO Fora da Curva, basta preencher os dados abaixo: