“Todo ser humano tem direito à integridade física”, assim consta na Declaração Universal de Direitos Humanos. Certamente, o ambiente de trabalho não é uma exceção. Para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores em solo brasileiro, foram criadas as normas regulamentadoras (NRs), como previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A norma de número 4 trata da obrigatoriedade de uma equipe de segurança do trabalho.
Ainda hoje, o número de acidentes de trabalho seguidos de lesão ou morte é assustador. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em pesquisa divulgada em 2017, são mais de 300 milhões de feridos em acidentes de trabalho todos os anos. Embora a CLT tenha sido criada ainda no governo de Getúlio Vargas, o Brasil ocupa o 4° lugar no ranking, com 700 mil acidentes por ano.
Essa estatística vergonhosa prejudica diretamente a classe trabalhista, mas tem efeito indireto sobre a produtividade e lucratividade das empresas e do país como um todo.
Quer saber como montar uma equipe de segurança do trabalho realmente eficaz? Continue conosco:
Por que investir em segurança do trabalho?
Em primeiro lugar, porque a lei determina que toda empresa privada, estatal ou órgão público no território brasileiro, regidos pela CLT, instaurem o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Se essa determinação não for cumprida, a situação da empresa está irregular, o que a torna passível de sanções punitivas, em caso de fiscalização pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e irá desfavorecer os empregadores em caso de ações propostas na justiça do trabalho.
Além disso, ambientes insalubres e perigosos criam a sensação de insegurança, deixando os trabalhadores insatisfeitos e estressados. Acidentes e doenças do trabalho aumentam a taxa de absenteísmo, reduzindo a produtividade e causando prejuízo à empresa. Portanto, uma equipe de segurança do trabalho deve ser mais do que uma formalidade, agindo de forma efetiva na educação dos trabalhadores e na prevenção e diminuição de danos quando ocorrem acidentes e doenças.
Quais os profissionais envolvidos?
O SESMT é formado por uma equipe especializada. Todos os profissionais devem possuir certificado de conclusão de curso de segurança de trabalho direcionado para sua área de atuação. Salvo exceções, os membros do SESMT devem ser funcionários contratados pela empresa e atuar dentro da sua sede, ou em cada uma das unidades, quando for o caso. A equipe é formada por:
- engenheiro(a) de segurança do trabalho;
- técnico(a) de segurança do trabalho;
- médico(a) do trabalho;
- enfermeiro(a) do trabalho;
- auxiliar ou técnico(a) de enfermagem do trabalho.
Embora sejam um coletivo integrado, cabe ao engenheiro e ao técnico de segurança do trabalho zelar principalmente pela parte estrutural, enquanto aos funcionários da área da saúde cabe identificar riscos químicos e biológicos do ambiente, diagnosticar e tratar doenças do trabalho e agir nos primeiros socorros em caso de acidente.
Como formar uma boa equipe?
Para garantir o sucesso de uma equipe de segurança do trabalho, deve-se começar por uma seleção criteriosa. Comprometimento, proatividade e capacidade de trabalho em grupo são fundamentais. Analise currículos, faça entrevistas, cheque referências. Não coloque a sua segurança e de seus funcionários na mão de qualquer um.
É essencial se manter conectado com a equipe e estar sempre bem informado dos riscos encontrados, assim como as providências que serão tomadas para abrandá-los. Ainda que eles respondam a você, dê autonomia e autoridade aos funcionários e saberá se estão realmente capacitados para exercerem sua função. Liderança é mais uma questão de incentivo e direcionamento do que de comando — ao menos quando se procura uma equipe eficiente, motivada e bem formada.
Agora que você conhece o SESMT e a importância que a equipe de segurança do trabalho tem dentro de uma empresa, ajude outros gestores a se conscientizarem sobre essa medida fundamental e obrigatória: compartilhe este post nas redes sociais!