Riscos químicos em materiais de recobrimento

O trabalho de pintura envolve alguns riscos específicos, por isso medidas de prevenção devem ser adotadas para um trabalho mais seguro. Veja neste artigo quais são os riscos químicos em materiais de recobrimento e o que são estes materiais.

Acompanhe!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que são agentes aglomerantes?

Podemos classificar a tinta e o verniz como agentes aglomerantes, são eles os responsáveis pela fixação destes materiais em uma superfície. Os aglomerantes são materiais com propriedades ligantes,  e quando misturados com a água, formam uma pasta que endurece por processos devido às reações químicas ou por secagem.

Mas o que são materiais de recobrimento?

O material de recobrimento é aplicado sob a superfície para proteção, de forma geral, é constituído de um agente aglomerante, que são resinas poliméricas, solventes orgânicos ou inorgânicos, aditivos e pigmentos.

Algumas tintas são compostas por aditivos, como biocidas, que evitam a proliferação dos fungos ao longo do tempo. Alguns dos pigmentos são metálicos, os mais comuns e mais tóxicos são: cromo, cádmio e chumbo. Hoje em dia, estes materiais tendem a não estar mais presentes na composição das tintas, porém ainda é possível encontrá-los.

No setor de construção, muitas vezes, é necessário realizar o processo de raspagem dessa tinta para a remoção do material de recobrimento, e estes materiais metálicos podem estar presentes, causando um grande risco para o trabalhador e muitas vezes nem levado em conta no reconhecimento de risco.

Separamos algumas medidas que devem ser utilizadas para a segurança no trabalho de pintura, acompanhe:

  • Conheça a composição química da tinta que está utilizando. Leia o rótulo do produto.
  • Evite o contato, utilize luvas, camisa de manga longa, calça comprida e botina.
  • O ato de lixar parede normalmente desprende grande quantidade de pó. O EPI é muito indicado.

A exposição aos riscos químicos e a utilização de produtos químicos podem provocar danos físicos e danos à saúde do trabalhador. Faça o reconhecimento de riscos e adote medidas de proteção para um trabalho mais seguro.

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: O que são materiais de recobrimento?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional