Os segredos das análises de sílica cristalina

No artigo de hoje vamos falar sobre os métodos disponíveis de análise de sílica. Existem dois métodos principais de análise de sílica, um por infravermelho e outro por difração de raios-x. Entenda porque um método tem melhor custo benefício do que o outro e as diferenças entre os métodos de análise. Acompanhe!

Não esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Método por Infravermelho

O Infravermelho é uma técnica que mede a interação das moléculas, no caso específico da sílica, formada por dióxido de silício (um dos minerais mais abundantes do planeta). Essa substância pode estar presente nas formas cristalina e amorfa. Um átomo de silício central é ligado a dois átomos de oxigênio. A técnica de infravermelho mede a interação entre o silício e o oxigênio, não distinguindo se o material é cristalino ou amorfo.

Método por Difração de Raios-x

Tome muito cuidado com o método que irá utilizar. O método de difração é mais indicado, pois é o único capaz de detectar apenas a sílica cristalina, que de acordo com a ACGIH refere-se ao quartzo e a cristobalita. E de acordo com o método 7500, quartzo, cristobalita e tridimita.

A maioria das amostras de ocorrência natural possuem tanto a sílica amorfa quanto silicatos que podem interferir nos resultados das amostras se utilizado o método de infravermelho. Podemos citar um exemplo de um dos nossos clientes, em que uma amostra de poeira mineral continha 40% de sílica de acordo com o método de infravermelho e ao usar o método de difração foi registrado somente 1% de sílica cristalina.

O método mais específico para determinação da fração cristalina é utilizando a difração de raios-x. Por meio deste método é possível detectar a quantidade de deste mineral presente no ar com eficiência, a partir de informações detalhadas sobre a estrutura do cristal de sílica.

A sílica cristalina possui arranjos de silício e oxigênio muito bem organizados no espaço e por isso possuem propriedades distintas da sílica amorfa, incluindo a toxicidade. Ao usar o método de difração de raio x, apenas a quantidade de sílica cristalina é quantificada.

Qual a diferença de preços entre as análises?

No método de difração de raios-x é necessário um equipamento mais caro para a análise, que custa em torno de 250 mil dólares. Enquanto no método de infravermelho, o equipamento mais avançado do mercado chega a 80 mil reais.

Para aplicar o método 7500 corretamente é preciso utilizar um filtro de prata 99%, que custa em torno de 80 reais para cada amostra, mas é um método que oferece garantia de resultado e que não terá margem de dúvidas sobre a conclusão de insalubridade e sobre a exposição dos trabalhadores.

Antes de escolher o laboratório para realizar a análise de sílica cristalina na sua empresa, é importante confirmar se o laboratório possui a acreditação AIHA, uma certificação da Associação Norte-Americana de Higiene Industrial que é um diferencial e atesta a comprovação da qualidade do método internacionalmente. A acreditação AIHA agrega mais valor à higiene ocupacional.

Entre em contato com a gente e solicite a sua análise de sílica cristalina. Para saber mais sobre reconhecimento de riscos e sobre Higiene Ocupacional não deixe de curtir as redes sociais da Analytics Brasil!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube sobre Os segredos das análises de sílica cristalina.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=6tCrvwHyjhw[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

ESPERA AÍ!
EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer acessar aulas gratuitas para saber como ter o reconhecimento e as ferramentas necessárias para ter mais segurança na hora de fazer qualquer avaliação de agentes químicos e ainda aumentar sua renda?

Pois é exatamente isso que eu vou entregar entre os dias 16 e 22 de outubro, sempre às 20h, no HO Fora da Curva.

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo:

ANTES DE FECHAR A PÁGINA...

EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer conhecer o caminho para dominar os agentes químicos, se tornar uma referência na sua região e aumentar sua renda em 50%? 

Pois é exatamente isso que eu vou te entregar em 4 aulas gratuitas de 29/10 a 03/11, sempre às 20h, no Higienista Ocupacional Fora da Curva.  

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo: