O que você deveria saber sobre os cálculos de tempo de amostragem para agentes químicos

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como calcular o tempo de amostragem para agentes químicos, por isso, neste artigo, vamos esclarecer todas as dúvidas a respeito deste tema. Saiba que para uma análise eficiente é necessária uma amostragem baseada em estratégias de amostragem. Acompanhe!

Definição do método de amostragem

O primeiro passo da estratégia de amostragem é a definição do método de amostragem, com a escolha da melhor forma de avaliação e com base nos métodos reconhecidos pelas melhores instituições em Higiene Ocupacional do mundo: NIOSH, OSHA, INSHT, etc.

Nesta etapa são definidas as formas de coleta com base no limite de exposição ocupacional, o dispositivo que será utilizado para a coleta, o volume de ar que será utilizado na captação e qual a vazão durante o processo de amostragem.

As 4 principais estratégias de amostragem

  1. Amostra única de período completo

Uma amostra coletada durante as 8 horas de jornada.

  1. Amostras consecutivas de período completo

A jornada é subdividida em períodos, iguais ou não, e realiza-se uma coleta para cada subdivisão.

  1. Amostras de período parcial

É definido um intervalo menor do que as 8 horas da jornada. Esse período pode ser subdividido ou não e utiliza-se uma coleta para cada subdivisão.

  1. Amostras pontuais de curta duração (grab samples)

O tempo de amostra é inferior a 5% do período de jornada.

As estratégias podem ser baseadas no anexo C da NHO 08, norma que contribui na identificação e na qualificação da exposição ocupacional aos materiais particulados sólidos ou poeiras. Também podem ser baseadas no manual de estratégia de amostragem da NIOSH. Lembre-se que é necessário saber o tipo de agente a ser coletado, o tempo máximo por amostrador permitido e o objetivo específico do estudo.

Como calcular o tempo de amostragem?

A primeira coisa que deve ser esclarecida é que quem define o tempo de amostragem é o limite.

STEL: É um limite de exposição média ponderada em 15 minutos que não deve ser ultrapassado em nenhum momento da jornada de trabalho.

TWA: É a concentração média ponderada no tempo para uma jornada completa de 8 horas diárias ou 40 horas semanais.

TETO: É o valor máximo permitido, que em nenhum momento pode ser ultrapassado durante a jornada de trabalho.

Se você pretende calcular o tempo de amostragem de acordo com as recomendações do método, ou seja, a partir da vazão e do volume, basta utilizar a fórmula da vazão:

A partir desta fórmula é possível calcular qualquer tempo de amostragem baseado nos parâmetros dos métodos, que sempre têm como referências volume máximo e mínimo, e vazão máxima e mínima.

Veja que:

             

Se você quer calcular o tempo máximo de uma amostra, por exemplo, de uma coleta TWA, você deve utilizar o volume máximo e a menor vazão para se chegar ao tempo máximo. Divida o volume máximo pela vazão mínima, assim você encontrará o tempo máximo sugerido para o agente em análise.

Sempre tente utilizar o maior volume possível, pois quanto maior o volume, maior a sensibilidade de resposta. Para o Limite Teto, a coleta deve ser instantânea e nessas impossibilidade, deve-se coletar em menor tempo possível.

Veja este artigo completo sobre As 4 estratégias de amostragem para avaliação de agentes químicos.

Para saber mais sobre reconhecimento de riscos e sobre Higiene Ocupacional não deixe de curtir as redes sociais da Analytics Brasil!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube, sobre O que você deveria saber sobre os cálculos de tempo de amostragem para agentes químicos:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=uqmeppPCENA[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional