Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como calcular o tempo de amostragem para agentes químicos, por isso, neste artigo, vamos esclarecer todas as dúvidas a respeito deste tema. Saiba que para uma análise eficiente é necessária uma amostragem baseada em estratégias de amostragem. Acompanhe!
Definição do método de amostragem
O primeiro passo da estratégia de amostragem é a definição do método de amostragem, com a escolha da melhor forma de avaliação e com base nos métodos reconhecidos pelas melhores instituições em Higiene Ocupacional do mundo: NIOSH, OSHA, INSHT, etc.
Nesta etapa são definidas as formas de coleta com base no limite de exposição ocupacional, o dispositivo que será utilizado para a coleta, o volume de ar que será utilizado na captação e qual a vazão durante o processo de amostragem.
As 4 principais estratégias de amostragem
- Amostra única de período completo
Uma amostra coletada durante as 8 horas de jornada.
- Amostras consecutivas de período completo
A jornada é subdividida em períodos, iguais ou não, e realiza-se uma coleta para cada subdivisão.
- Amostras de período parcial
É definido um intervalo menor do que as 8 horas da jornada. Esse período pode ser subdividido ou não e utiliza-se uma coleta para cada subdivisão.
- Amostras pontuais de curta duração (grab samples)
O tempo de amostra é inferior a 5% do período de jornada.
As estratégias podem ser baseadas no anexo C da NHO 08, norma que contribui na identificação e na qualificação da exposição ocupacional aos materiais particulados sólidos ou poeiras. Também podem ser baseadas no manual de estratégia de amostragem da NIOSH. Lembre-se que é necessário saber o tipo de agente a ser coletado, o tempo máximo por amostrador permitido e o objetivo específico do estudo.
Como calcular o tempo de amostragem?
A primeira coisa que deve ser esclarecida é que quem define o tempo de amostragem é o limite.
STEL: É um limite de exposição média ponderada em 15 minutos que não deve ser ultrapassado em nenhum momento da jornada de trabalho.
TWA: É a concentração média ponderada no tempo para uma jornada completa de 8 horas diárias ou 40 horas semanais.
TETO: É o valor máximo permitido, que em nenhum momento pode ser ultrapassado durante a jornada de trabalho.
Se você pretende calcular o tempo de amostragem de acordo com as recomendações do método, ou seja, a partir da vazão e do volume, basta utilizar a fórmula da vazão:
A partir desta fórmula é possível calcular qualquer tempo de amostragem baseado nos parâmetros dos métodos, que sempre têm como referências volume máximo e mínimo, e vazão máxima e mínima.
Veja que:
Se você quer calcular o tempo máximo de uma amostra, por exemplo, de uma coleta TWA, você deve utilizar o volume máximo e a menor vazão para se chegar ao tempo máximo. Divida o volume máximo pela vazão mínima, assim você encontrará o tempo máximo sugerido para o agente em análise.
Sempre tente utilizar o maior volume possível, pois quanto maior o volume, maior a sensibilidade de resposta. Para o Limite Teto, a coleta deve ser instantânea e nessas impossibilidade, deve-se coletar em menor tempo possível.
Veja este artigo completo sobre As 4 estratégias de amostragem para avaliação de agentes químicos.
Para saber mais sobre reconhecimento de riscos e sobre Higiene Ocupacional não deixe de curtir as redes sociais da Analytics Brasil!
Confira o vídeo completo, disponível no Youtube, sobre O que você deveria saber sobre os cálculos de tempo de amostragem para agentes químicos:
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=uqmeppPCENA[/embedyt]