O óleo mineral é um produto muito utilizado em diversas atividades. Alguns profissionais, como mecânicos, têm contato com o óleo mineral usado e há preocupação do trabalhador se o óleo é um produto cancerígeno, além dos possíveis enquadramentos legais de insalubridade e aposentadoria especial que são preocupações dos profissionais de SST.
Acompanhe este artigo!
Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!
Todas as terças-feiras às 20h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana, clique aqui e garanta a sua vaga!
Óleo mineral usado
O óleo mineral possui diversas aplicações e usos, porém, ele não é um bem consumível, sendo necessário uma destinação após o uso. A principal aplicação de óleo mineral e fonte do produto usado é em máquinas mecânicas, auxiliando em seu funcionamento.
Por ser usado em maquinários, o óleo mineral está exposto a situações de altas temperaturas e contaminação, o que pode alterar a sua composição.
Qual o risco do óleo mineral?
A principal exposição decorre do contato com a pele, porém, o óleo mineral pode apresentar um risco inalatório se for gerada névoa durante o seu manuseio. Portanto, é considerado que a melhor abordagem para controlar o risco de óleos de motor usados seria através de práticas preventivas de trabalho e equipamentos de proteção individual.
Como a forma de exposição mais comum ser pela pele, o óleo mineral pode causar coceira e queimação na pele, podendo levar a dermatites. Já a sua inalação pode causar irritação no trato respiratório.
O óleo mineral usado é cancerígeno?
Os óleos minerais não tratados ou levemente tratados são classificados pela Agência Internacional para Pesquisa do câncer como cancerígenos para humanos (categoria 1 da IARC). Porém, graças a avanços tecnológicos, processos de refino de petróleo reduziram os níveis de impurezas como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HPA´s) em novos óleos de motor e atualmente os novos óleos minerais não são considerados como causadores do risco de câncer.
Um óleo mineral ao ser usado pode sofrer contaminação e reações, porém, não há previsão de geração de compostos cancerígenos. Contudo, se já houver compostos cancerígenos na composição do óleo mineral, esse risco irá ser mantido no óleo mineral usado.
A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora. e saiba mais! Contate-nos e saiba mais!
Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui.