A NHO 8 – Coleta de Particulado Sólido Suspenso no Ar de Ambientes de Trabalho, é um procedimento técnico que integra o conjunto de Normas de Higiene Ocupacional (NHOs) da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat e Figueiredo). A norma engloba a coleta de materiais particulados suspensos no ar do ambiente ocupacional, que podem causar riscos à saúde dos trabalhadores, ocasionando o surgimento de doenças ocupacionais.
Para saber mais sobre a NHO 8, continue lendo este artigo! Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades.
O objetivo da NHO 8
O objetivo da Norma de Higiene Ocupacional Nº 8 é estabelecer um procedimento padrão para a coleta de amostras de particulados sólidos em filtros de membrana. Segundo o documento, a NHO 8 aplica-se à coleta de particulados de origem mineral, metálica, vegetal e animal.
Procedimentos da NHO 8
Segundo a NHO 8, antes de realizar a coleta, deve-se reunir e analisar todas as informações sobre os riscos à saúde dos trabalhadores, a fim de recomendar os melhores métodos de neutralização e redução destes riscos. A reunião destas informações deve ocorrer através de pesquisa de campo, observação do local e dos processos de trabalho, entrevistas com funcionários expostos, etc.
Reconhecimento de riscos
O reconhecimento dos riscos é a etapa inicial, pois será responsável por identificar os agentes de risco que os trabalhadores estão expostos. Uma das formas de reconhecimento de riscos é através da APR-HO que você pode entender melhor neste outro artigo.
Segundo a NHO-8:
7.1 Nesta etapa, devem ser obtidas informações sobre o ambiente e o processo de trabalho, as operações, as matérias-primas e os produtos químicos utilizados ou gerados, produtos finais, sub-produtos e resíduos, assim como as possíveis interações entre os agentes presentes no local de trabalho e o organismo humano, e os efeitos associados à saúde.
Além disto, devem-se reunir informações referentes ao ambiente e ao processo de trabalho, como os materiais utilizados, os procedimentos realizados pelos trabalhadores, as condições de trabalho e do ambiente, etc. Também devem ser levantadas informações referentes aos trabalhadores e locais de trabalho, como o número de funcionários, suas funções, o tempo de trabalho, a frequência, etc.
Planejamento da coleta
No planejamento da coleta, deve-se definir os locais e situações a serem avaliados, e o tempo de coleta, o número e tiposde amostras que serão utilizadas, os materiais e equipamentos, e o laboratório. Quanto a necessidade de definição do tipo de coleta (coleta individual – pessoal ou coleta de área – estática), deve-se atentar às informações reunidas ao longo do processo.
Resultados
Com os resultados da coleta, padronizada pela NHO 8, é possível avaliar a exposição dos trabalhadores, traçar e implementar medidas de controle assertivas e estudos de análise de riscos.
Relatório
Segundo a NHO 8:
Recomenda-se que, no relatório técnico, sejam abordados, no mínimo, os aspectos a seguir apresentados:
− introdução, incluindo objetivos do trabalho, justificativa e datas ou períodos em que foram desenvolvidas as avaliações quantitativas;
− materiais e equipamentos utilizados (tipo, marca e modelo de bombas e dispositivos de coleta);
− metodologias utilizadas (estratégia de coleta, métodos de coleta e métodos analíticos);
− descrição das situações de exposição avaliadas;
− resultados obtidos;
− conclusões e recomendações;
− referências bibliográficas.
A Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e da ACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.
Analytics Brasil: Higiene Ocupacional ao alcance de suas mãos.
Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Fonte: