A importância de interpretar Informações de produtos químicos

Produtos químicos estão presentes no dia a dia de diversas empresas, e é de suma importância compreender  os possíveis efeitos negativos à saúde dos trabalhadores e ao ambiente. Você está familiarizado com as substâncias químicas que são manuseadas, transportadas e/ou armazenadas em sua empresa? No artigo de hoje, trouxemos a importância desses produtos para adoção de medidas de Saúde e Segurança Ocupacional assertivas e eficazes.

Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades.

Produtos químicos nas atividades laborais

Se sua empresa lida diariamente com produtos químicos é vital que todos estejam cientes de todas as informações pertinentes a tais produtos. Como manuseá-los, quais medidas devem ser tomadas em caso de acidentes ou derramamento, os riscos apresentados pelas substâncias e etc.

Todas as informações sobre os produtos químicos são importantes antes, durante e após avaliações do ambiente laboral para identificação, reconhecimento e avaliação de riscos.

A gestão dos riscos químicos

Uma gestão de riscos provenientes de agentes químicos só é assertiva quando reúne todas as informações sobre as substâncias que os trabalhadores estão expostos. Assim, todos os perigos e possíveis riscos que possam ser causados por estas substâncias podem ser identificados e neutralizados (ou erradicados) seguindo as medidas mais eficazes e mais simples, evitando assim gastos desnecessários.

A importância da interpretação das informações

Somente um profissional capacitado pode realizar uma interpretação correta dosprodutos químicos presentes nas atividades de uma empresa, para que se possam adotar medidas de gerenciamento do risco adequadas.

Caso esta interpretação não seja precisa, podem ocorrer duas situações errôneas: a implantação de medidas que não serão suficientes para proteger os trabalhadores dos riscos químicos, e a implantação de medidas exageradas, como o uso de vários EPIs (Equipamento de Proteção Individual) sem necessidade, que só irão sobrecarregar o colaborador e trazer mais gastos à empresa.

Substâncias Químicas

Segundo definição da USP:

“Substância química é qualquer material com uma composição bem definida que não se consegue separar por qualquer método mecânico ou físico e que mantém as mesmas características físicas e químicas em qualquer amostra obtida. Pode ser simples ou composta.”

As substâncias químicas simples são aquelas formadas por somente um elemento químico, enquanto as substâncias compostas são aquelas formadas por mais de um elemento.

Produtos químicos

Segundo a Fundacentro:

“Denomina-se produto químico uma substância química pura, simples ou composta, ou ainda misturas. As misturas podem ser de líquidos, sólidos ou gases e mistas, com sólidos e líquidos ou gases e líquidos.”

Fontes de informação

Apesar de existirem diversas fontes de informação sobre produtos químicos, a fonte mais utilizada para fins de Saúde e Segurança Ocupacional é a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos). Fomentada pela ABNT, a FISPQ é responsável por divulgar todas as informações sobre os riscos apresentados por produtos químicos, e é um documento obrigatório para a comercialização de tais produtos. A Analytics Brasil oferece a Análise de FISPQ para os clientes, anteriormente à proposta comercial, sendo o único laboratório no Brasil que possui uma equipe qualificada para realizar este importante levantamento, contando comquímicos e nosso higienista certificado.

Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e da ACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.

Analytics Brasil: Higiene Ocupacional ao alcance de suas mãos.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Fontes:

http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/biblioteca-digital/download/Publicacao/220/manual_para_interpretação_de_subst_quim-pdf

Por: leandro

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

5 de agosto

Pare de analisar Fumos Metálicos em Higiene Ocupacional