Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre as naftas, compostos derivados dos destilados de petróleo e de misturas de hidrocarbonetos. A principal dúvida é: Como encarar as análises de nafta no PPRA?
Acompanhe este artigo e saiba mais!
Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as novidades!
Nafta: O que é?
A nafta pode ser definida como as várias misturas de hidrocarbonetos líquidos, que são altamente inflamáveis e que se originam do petróleo. A nafta um líquido amarelado de cheiro característico., utilizada para fazer a tão conhecida gasolina, entre muitos outros produtos.
Como fazer a análise de nafta?
Para uma boa análise de naftas você deve recorrer à ACGIH e verificar o anexo H sobre o procedimento de cálculo recíproco para naftas, neste anexo são retirados os limites da maioria das naftas, normalmente, aquelas que não possuem limite estabelecido.
O anexo H da ACGIH é aplicável apenas para solventes refinados de petróleo, enquanto os limites são calculados conforme a composição bruta deste solvente – do líquido e não da amostra de ar.
Muitas pessoas coletam a amostra de ar em tubo de carvão, e com base nessa composição de amostragem do ar é calculado o limite de acordo com o cálculo recíproco. Entretanto este não é um método validado e que não está estabelecido no anexo H da ACGIH.
É dever do fabricante disponibilizar informações sobre a composição esperada do líquido ou do solvente com base na quantidade de carbonos e sua estrutura molecular. Somente a partir dessa orientação que se torna possível fazer a quantificação da nafta.
Ao coletar a amostra com o tubo, o laboratório quantifica essa nafta e o limite é estabelecido pelo fabricante através da composição deste líquido. Caracterizar esta nafta é um processo complexo, poucos laboratórios que fazem esta caracterização de acordo com a composição bruta.
Lembre-se que a varredura de solventes não é uma saída para coleta de amostras para nafta.
A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora. Contate-nos e saiba mais!
Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Como encarar análises de nafta no meu PPRA?
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Ki7hJY2bIJE[/embedyt]